Política Titulo Pré-candidato do PT ao Estado
Pietá diz que abre mão só para Haddad ou Suplicy
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Prefeito de Guarulhos entre 2001 e 2008, Elói Pietá diz que só abrirá mão de concorrer às prévias para escolha do candidato do PT ao governo do Estado se o ex-prefeito da Capital Fernando Haddad ou o vereador paulistano e ex-senador Eduardo Suplicy se colocarem como postulantes ao Palácio dos Bandeirantes.

Pietá anunciou na noite de quinta-feira sua intenção de pleitear candidatura junto aos militantes petistas. Até então, somente o ex-prefeito de São Bernardo e presidente paulista do PT, Luiz Marinho, havia oficializado esse desejo – estava, inclusive, percorrendo o Estado se colocando como nome do PT na corrida estadual.

“Existe uma maioria dentro do partido, na qual está inserido o Marinho, e uma minoria, onde me encaixo. Essa minoria quer fazer um debate sobre o programa de governo do PT para São Paulo, quer arejar o debate. Acho saudável. Quando fui prefeito de Guarulhos, nas duas eleições passei por prévias”, discorreu Pietá, ao Diário.

Indagado sobre a discussão travada por lideranças nacionais do partido – como o ex-senador Aloizio Mercadante, o deputado federal Paulo Teixeira e até mesmo a ex-presidente Dilma Rousseff – de apostar em Haddad como candidato no Estado, Pietá consentiu com esse debate.

“Abriria mão para o Haddad ou para o Suplicy. Mas eles foram consultados e não querem entrar na disputa. Eles são nomes mais conhecidos no Estado”, discorreu. “O Marinho, embora tenha sido presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), ministro do Trabalho e da Previdência e prefeito de uma cidade muito grande como São Bernardo, não é tão conhecido como os dois, um ex-prefeito da Capital e outro senador por 24 anos seguidos.”

A pré-candidatura de Pietá ganhou corpo quando Marinho decidiu antecipar o calendário para escolha do nome do partido ao governo estadual. No começo do mês, o presidente estadual do PT queria aval da legenda ao seu projeto, mas evitou já definir os postulantes da agremiação ao Senado – Marinho quer negociar pelo menos uma das duas vagas a siglas aliadas.

Diante do impasse, parte das lideranças decidiu apostar nas prévias. A pré-candidatura de Pietá é apoiada, por exemplo, pelos deputados estaduais Carlos Neder e João Paulo Rillo. “Minha pré-candidatura não é contra o Marinho, é para promover o debate de ideias sobre o Estado. Não é para dividir”, salientou Pietá.

O prazo de inscrição de chapas para prévias termina dia 12 de janeiro e a escolha do candidato do PT será feita no dia 25 de fevereiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;