Setecidades Titulo Palestra lúdica
Detran promove atividades de educação de trânsito na região

Estudantes de Santo André receberam projeto Clube do Bem-te-vi

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Ensinar às crianças, por meio de palestras lúdicas, noções básicas para manter a segurança e ordem do sistema viário. Foi com esse objetivo que o programa educativo Clube do Bem-te-vi – parceria entre o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e a Polícia Militar – realizou, ao longo desta semana, visitas em 14 escolas municipais de Santo André.

Com a utilização de recursos audiovisuais, policiais militares interagiram durante cinco dias com crianças de 7 a 10 anos, dando exemplos de comportamentos seguros no trânsito. “Nosso objetivo é formar bons pedestres e ciclistas e, por consequência, fazer com que esses alunos consigam levar para dentro de casa todo o ensinamento dado das palestras”, explica o cabo da PM João Calos, que há 15 anos participa do projeto.

Desde a forma correta de atravessar a rua até o uso adequado de equipamentos de segurança (cinto, capacete, cadeirinha e assentos de elevação), passando pelos cuidados com brincadeiras nas ruas, até regras para conduzir a bicicleta. Para alunos que acompanharam, ontem, a palestra na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Doutor Janusz Korczak não faltaram dicas.

“Aprendi que devemos usar o cinto de segurança no banco de trás. Até lembrei de uma vez que estava dormindo e um cara bateu o carro dele no do meu pai, caí e machuquei a barriga”, disse a estudante Julia Pereira dos Santos, 8 anos.

De acordo com a coordenadora de projetos educacionais de Santo André Patrícia Aparecida Perrucci, o projeto conseguiu despertar nos alunos a conscientização do trânsito seguro. “A partir de agora eles vão alertar seus pais sobre o que é correto ou não fazer.”

Para isso, alunos receberam, ao final das atividades, cartilhas educativas, uma carteira de habilitação mirim e talonário de multas mirim. “Assim poderão punir os pais em casa quando virem alguma infração”, explica a diretora da instituição de ensino Rosângela Zambianco.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;