Economia Titulo
Preço de combustível pode aumentar até 5% em julho
Por Das Agências
27/06/2001 | 00:36
Compartilhar notícia


O governo deve reajustar o preço dos combustíveis no início de julho. A Parcela de Preços Específica (PPE) – diferença entre o preço de venda dos combustíveis nas refinarias brasileiras e o preço internacional dos derivados de petróleo – deve fechar o mês com saldo negativo, o que deixa o governo praticamente sem alternativa. Pelos cálculos do mercado, o reajuste deveria ficar acima de 10%, mas a expectativa geral é de que, temendo um impacto maior nos índices de inflação, a equipe econômica opte por um reajuste até o nível de 5%.

"Estamos acompanhando dia-a-dia a evolução do câmbio e do preço do petróleo, mas ainda não há uma definição sobre o reajuste dos combustíveis. No dia 7 de julho alguma coisa irá acontecer", disse Claudio Considera, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Foi idealizada por ele a fórmula por meio da qual o governo pode reajustar trimestralmente o preço da gasolina. O cálculo, fixado em novembro do ano passado, leva em conta a cotação do petróleo tipo Brent e a oscilação do dólar frente ao real. Em abril, quando foi utilizada pela primeira vez, esta fórmula resultou em uma redução de 5,51% no preço da gasolina.

Adriano Pires, assessor da diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), acredita que o governo cometeu um erro de cálculo. Para ele, a equação utilizada para cálculo do reajuste atrela dois itens a parâmetros distintos: o preço de faturamento (valor de venda nas refinarias) é ligado à cotação do barril de petróleo, enquanto o preço de realização (o valor pago pelas refinarias) é vinculado ao preço dos derivados de petróleo da costa do golfo americano. E os dois nem sempre caminham na mesma direção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;