Nacional Titulo
Grupo de 600 sem-terra invade fazenda de Ratinho
16/10/2005 | 07:58
Compartilhar notícia


Um grupo de, aproximadamente, 600 integrantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura) e da Fetape (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná) ocupou na tarde de sexta-feira a Fazenda Monte Azul, de propriedade do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em Icaraíma (70 quilômetros de Umuarama), no Paraná. Não houve resistência por parte dos 20 funcionários da fazenda que estavam no local e a ocupação ocorreu de forma pacífica. A Polícia Militar de Umuarama, responsável pela segurança da região, iniciou no sábado a negociação para a retirada das famílias, que prometem, segundo os organizadores da ocupação, resistir até que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) resolva a questão da terra na região.

Na opinião de um dos integrantes do movimento, que preferiu não se identificar, os sem-terra perderam a esperança de um entendimento com o Incra e resolveram abandonar os acampamentos à beira da Estrada Boiadeira, onde estavam. “Não há mais paciência, as pessoas não acreditam no Incra, que sempre promete uma solução, mas não faz nada para melhorar essa situação”, disse.

Entre os ocupantes da propriedade, encontram-se sem-terra ligados aos acampamentos Ana Maria (Tapira), Ribeirinhos (Icaraíma), Ex-Ilhéus e Unidos pela Terra, de Alto Paraíso. Em comum, todos habitavam as áreas inundadas pelo Parque Nacional da Ilha Grande. “A maioria recebeu uma indenização inferior a 500 reais por hectare, o que tornou difícil a sobrevivência”, disse o militante.

Segundo a imprensa local, a PM tem em mãos um interdito proibitório para a tentativa de retirada dos ocupantes e os movimentos correm o risco de serem condenados a pagar cinco salários mínimos por dia, caso não saiam da propriedade, além de serem processados por desacato. A reportagem tentou contato com o apresentador, mas não obteve retorno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;