Memória Titulo
‘Zizá’, suas lembranças e esta casa de 1909...

Eliziário Firmo de Lima volta a abrir Memória, com um depoimento singelo, mas muito importante

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Eliziário Firmo de Lima volta a abrir Memória, com um depoimento singelo, mas muito importante. Ele focaliza a Rua Coronel Agenor de Camargo, coincidentemente onde reside sua família. E, como nos textos anteriores, Zizá recorda dos tempos antigos da primeira metade do século passado para focalizar aspectos da história da sua Santo André.

É formação étnica pura. A presença dos napolitanos... É sempre interessante notar que os dois primeiros núcleos coloniais do Grande ABC, ambos de 1877, São Bernardo e São Caetano, foram ocupados, prioritariamente, por imigrantes italianos do Norte. Os do Sul - como os napolitanos - virão num segundo momento, e em escala menor. Mas, no caso de Santo André, há essa bela exceção no entorno da Igreja Matriz.

Curioso que, nesta crônica, Zizá deixa uma sugestão de pauta, como se diz nas redações de jornais: vale a pena fotografar a casa citada, escreve ele. Foi o que fizemos, semana passada. Aqui está a casa, intacta, ocupada por um setor particular de serviços, mas preservando o frontão e a estrutura interna. E um ano ao alto: 1909 - 101 anos depois neste 2010.

Lembrando: não conhecemos Zizá. Ele faleceu em 1995, aos 85 anos. Deixou suas crônicas, escritas ou datilografadas, numa pasta que, 15 anos após o seu falecimento, foi repassada à Memória por sua mulher, Hilda Maria Gianotti de Lima, e uma das filhas, Sandra. Material riquíssimo, que publicamos com todo o carinho e emoção.

Crônica do Zizá
Rua dos napolitanos

Texto: Eliziário Firmo de Lima

A Rua dos Napolitanos é a Rua Coronel Agenor de Camargo. Era assim conhecida por abrigar inúmeras famílias de imigrantes napolitanos que construíram suas casas no final dessa rua, esquina com a Rua Guilherme Marconi. Muitas dessas casas foram reformadas, mas, uma delas, a de número 524, conserva seu frontal idêntico ao de cercas casas de Nápoles. Vale a pena fotografar.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Segunda-feira, 7 de julho de 1980

Energia (Reportagem de Aleksandar Jovanovic) - Como evitar desperdício de combustível e economizar 11,6 bilhões de dólares: uma entrevista com o engenheiro Lauro de Barros Siciliano, integrante do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Empresário dá exemplo de como agir na crise. O articulista refere-se a Henner Ehringhaus, diretor da Basf de São Caetano.

Mauá - Moradores do Jardim Zaira reivindicam melhorias.

Anúncio - Esta é a grande revelação do Foto Gilberto: não pague nada pela revelação de seu filme. E se as fotos não ficarem prontas dentro de três dias você não pagará também as cópias. Rua Santa Catarina, São Caetano.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi) - O terrível drama das baleias, que preferem a morte ao desafio da vida.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - De como encontrei editor, deixei o Direito e comecei a fazer literatura.

EM 7 DE JULHO DE...
1935 - Disputada prova de pedestrianismo em Santo André, com a participação de atletas de toda a região.

1947 - Fundado, em Santo André, o clube Panelinha.

TURMA DO RUDGE
Eles vivem no antigo bairro dos Meninos. Aniversariantes da primeira semana de julho:

José Divino Crepaldi (Zelão)- Natural de Garça (SP). Nasceu em 1º de julho de 1938 e chegou no Rudge Ramos em 1966. É alfaiate: atua na Alfaiataria Capri, atrás da Igreja São João Batista.

Carmine Sposato (Italianinho) - Nascido em Cosenza, Calábria, Itália, em 1º de julho de 1947. Jogou no Meninos FC entre 1964 e 1969.

Darci Alves dos Santos - Nasceu em 5 de julho de 1946.

Celso Davanzo - Natural de Manduri (SP), onde nasceu em 6 de julho de 1945. Chegou a Rudge Ramos em 1963. É metalúrgico.

Trabalhadores
Nasce em 7 de julho:
1917 - José Bastida Martinez. Sócio nº 220 do Sindicato dos Químicos do ABC. Mecânico da CBC. Residência: Rua Sergipe, 480.
Fonte: 1º livro geral de registros do associados do Sindicato dos Químicos do ABC

SANTOS DO DIA
Felix de Nantes, Ilídio e Vilibaldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;