Política Titulo
'Governo sem oposição é ditadura'
24/11/2006 | 23:53
Compartilhar notícia


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tentar “cooptar” a oposição com o objetivo de montar o governo de coalizão. “Governo sem oposição é ditadura”, advertiu nesta sexta-feira, na tribuna, um dia depois de Lula pedir aos adversários do cenário atual que deixem para fazer oposição apenas em 2010.

Afinado com o discurso do PSDB, ele alertou para o perigo de um mandato sem oposição. “Não há democracia em que todos apóiem o governo, por mais santo, melhor e eficiente que seja o governo”. Mas disse que concorda com a iniciativa de Lula em busca do diálogo com vários setores da oposição.

Na terça-feira, Lula receberá no Palácio do Planalto o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, e outros líderes da legenda. O senador do PDT do Distrito Federal não participará do encontro e disse que não acredita na inclusão da sigla na aliança.

Para Buarque, o “diálogo é fundamental, mas a cooptação é perigosa”, frisou. “Não há bom governo sem uma boa oposição. Esse é o espírito da democracia”. Ele indagou se o desejo de Lula de ficar sem oposição nos próximos quatro anos não seria uma manobra para ter um terceiro mandato.

Pelo raciocínio de Buarque, o presidente apoiaria o fim da reeleição e entraria com recurso à Justiça para disputar a eleição como um novo mandato. “Acho que Lula está querendo unanimidade. Mas não estamos em guerra contra outro país. A democracia precisa de oposição”, afirmou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;