Memória Titulo
Histórias de São Caetano contadas por João Spinello

Semana São Caetano. Recuamos até 1960. João Spinello estava com 92 anos de idade

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Semana São Caetano. Recuamos até 1960. João Spinello estava com 92 anos de idade. E seu filho, Ulysses Spinello, foi ouvido pelo News Seller, semanário que antecedeu este Diário. O entrevistado repassou ao jornal notícias históricas que ouviu do pai. Seguem tópicos do depoimento, que hoje está completando meio século e ajuda a detalhar a formação de São Caetano.

CARVÃO
O carvão que os colonos produziram em São Caetano chegou a ser levado em carrinhos de mão para consumo no bairro do Brás.

Eram os tempos iniciais da Colônia de São Caetano, ainda no século 19.

O retorno ocorria à noite. Os caminhos bifurcavam. Havia neblina. Os viajantes podiam se perder. Convencionou-se, então, deixar alguém de plantão na velha igreja com a missão de repicar o sino até que o último colono chegasse, conduzido pelo som do toque.

MORTES
Muitos dos antigos de São Caetano foram sepultados no Cemitério da Quarta Parada, em São Paulo. Às vezes transportava-se o defunto a pé ou em carroças.

AUTORIDADE
Carmine Barile foi o primeiro inspetor de quarteirão. José Mariano Garcia Júnior atuou como fiscal municipal e agente dos Correios. Antonio Barile foi juiz de paz. João Domingues Perrella foi vereador e vice-prefeito.

POLÍCIA
João Spinello criou o primeiro posto policial e foi nomeado o primeiro subdelegado de São Caetano.

ELETRICIDADE
João Spinello criou também o primeiro jornal de São Caetano, chamado O Progresso, que fez campanha (vitoriosa) para a chegada da luz elétrica; era 1915.

LICORES
Uma destilaria, chamada São Caetano, produziu na cidade licores finos de fórmulas francesas. Pertencia ao Banco União de São Paulo. João Spinello cuidava da destilaria e, em 1960, guardava como relíquia uma garrafa do licor produzido.

INDÚSTRIA
Uma olaria, industria artesanal, portanto, funcionava atrás da Matriz Velha do bairro Fundação, propriedade de um cidadão português.

SABÃO E VELAS
No mesmo local da olaria foi instalada, mais tarde, uma fábrica de sabão e vela, de Mariano Paim Pamplona. Este industrial foi um dos maiores responsáveis pelo progresso inicial de São Caetano. E sua fábrica antecedeu o complexo Matarazzo.

FORMICIDA
Fábrica do Dr. Albuquerque Lins, que se localizava na estrada do curandeiro, hoje Avenida Goiás.

SÃO VICENTE
Claro, o curandeiro era Vicente Rodrigues Vieira, que atraía romeiros de várias partes do País em busca de cura para seus males físicos e espirituais, numa média de 600 pessoas por dia.

TRANSPORTE
Automóveis Ford, da família Massei, eram uma das opções para levar os visitantes da estação até o Vicente Curandeiro, no bairro da Saúde, hoje absorvido pelo bairro Santa Maria, a caminho de Santo André.

1924
São Caetano serviu de base militar naquele ano, durante revolução chefiada pelo general Isidoro Dias Lopes. O comando das tropas legalistas ocupava vagões da estrada de ferro estacionados na cidade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 30 de julho de 1980

Manchete - Via Expressa não para obras sobre Rio Tamanduateí, na divisa de São Caetano com São Paulo

São Caetano - O imigrante italiano Victorio Dal'Mas foi homenageado com busto na Praça Itália.

São Bernardo - Conselho Florestal será reativado.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Abertura de capital e a estatização.

Debate - A padaria deve ou não abrir aos domingos?

Olimpíada - Marcos Eduardo e Eduardo Penido ganham a segunda medalha de ouro em Moscou na classe 470 do iatismo.

Morte - Cantor Paulo César morre aos 35 anos em São Paulo, vítima de um derrame cerebral.

EM 30 DE JULHO DE...
1915 - Odete Tavares Bellinghausen nasce no bairro do Brás. Veio jovem para São Bernardo e aqui se destacou como artista plástica, pianista, compositora, jornalista, ambientalista, animadora cultural, fundadora da ASBA (Associação São-Bernardense de Belas Artes)

1930 - Lia Barbosa Rodrigues nasce em Avaré (SP). Hoje, portanto, celebra 80 anos. Ela é viúva do ex-prefeito de São Bernardo, Geraldo Faria Rodrigues, mineiro de Liberdade que veio menino com a família para trabalhar na construção da Via Anchieta.

1970 - Explode a canalização de gás da Câmara Municipal de São Bernardo. Morre o operador Jacir Rodrigues, 22 anos, e fica gravemente ferido José Nogueira dos Santos, o Bahia, chefe de portaria do Legislativo.

Trabalhadores
Nascem em 30 de julho:
1897 - Pedro Parente. Natural de São Caetano. Motorista da indústria Dal'Mas. Residência: Rua São Paulo.

1911 - Francelisio Rodrigues Pereira. Natural de São José dos Campos (SP). Industriário da Rhodia. Residência: Rua Polônia, 34.
Fonte: 1º livro geral de registros de associados do Sindicato dos Químicos do AB.

HOJE
Dia Nacional do Cartaz

SANTOS DO DIA
Domitila, Everaldo Hanse, Julita, Leopoldo Mandic e Pedro Crisólogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;