Fechar
Publicidade

Sábado, 19 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Cazaquistão permite a presidente reeleição sem limites


Da AFP

18/05/2007 | 16:58


O Parlamento do Cazaquistão aprovou nesta sexta-feira uma reforma constitucional que permitirá ao presidente Nursultan Nazarbayev se candidatar à reeleição por quantas vezes quiser.

As duas câmaras do Parlamento reunidas aprovaram por uma maioria esmagadora de votos uma emenda que permitirá ao único "primeiro presidente do Cazaquistão" cumprir mais de dois mandatos consecutivos.

A emenda - que não beneficiará os sucessores de Nazarbayev - foi introduzida na segunda leitura de uma reforma apresentada como uma maneira de reforçar os poderes dos deputados em detrimento dos do chefe de estado.

Para entrar em vigor, a emenda, no entanto, deverá ser aprovada pelo chefe de estado.

Nazarbayev, 66 anos, no poder desde 1990, conservou o posto graças a uma série de decretos, referendos e eleições, criticados pela oposição e o Ocidente por falta de respeito às normas democráticas. Em dezembro de 2005 foi reeleito para um novo mandato de sete anos que terminará em 2012.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;