Memória Titulo
Lindas professoras. E amigas de ouro
Por Ademir Medici
30/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A formatura em 1967. A celebração 25 e 50 anos depois. Esta proeza deve-se a um grupo de alunas do Instituto de Educação João Ramalho, de São Bernardo. E a informação nos é dada por dois são-bernardenses da gema, os irmãos Clovis e Roberto Pelosini.

São as professoras do curso Normal do João Ramalho. Uma amizade iniciada nos bancos escolares e mantida por toda uma vida.

O antigo Ginásio e Escola Normal João Ramalho surge em 1950. Ocupou o antigo casarão da família da prefeita Tereza Delta, hoje sede da Guarda Civil Municipal de São Bernardo, ao lado do Paço. Chamou-se Instituto de Educação. E funciona, desde os anos 1970, na Rua José Bonifácio, sempre no eixo da Rua Marechal Deodoro.

CELEBRAÇÃO

As professoras do João Ramalho querem realizar um reencontro no fim do ano. Um grupo está se reunindo para tal. A ideia é procurar entrar em contato com as demais formandas.

Seguem-se as fotos, de três momentos diferentes. Procura-se uma quarta foto, tirada em 1992, por ocasião do jubileu de prata, quando um encontro foi realizado numa chácara.

Em 30 de setembro de...

1917 – São Paulo inaugura exposição industrial no Palácio das Indústrias, na Várzea do Carmo; na abertura, a presença do presidente do Estado, Altino Arantes, e do prefeito da Capital, Washington Luís.

Nota – Na lista dos expositores não aparece nenhuma indústria do Grande ABC, então denominado Município de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: violentos combates a leste de Riga, na Letônia, entre russos e austro-alemães.

1957 – Nasce a Rede Ferroviária Federal, a Refesa, para controle e administração das estradas de ferro brasileiras.

1962 – Xadrez de São Caetano sagra-se campeão dos Jogos Abertos do Interior disputados em Marília. A equipe: Laszco Keresztes, Keigo Toyoda, Roberto Schmidt e Messias A. Zaia.

1972 – ‘Bom vinho fez nascer o frango com polenta’, nossa primeira reportagem publicada no Diário.

Nota – A pauta foi dada pessoalmente pelo jornalista Fausto Polesi, diretor de Redação. Intenção era historiar a rota do frango com polenta e traçar um perfil de cada um dos restaurantes.

Começamos pelo Restaurante Leão de Ouro, da família Singer, no km 23 da Via Anchieta; seguimos pela Avenida Maria Servidei Demarchi; seguimos pela Estrada Galvão Bueno; terminamos na Cantina Azul, já no Batistini, em dois dias seguidos de caminhada – a pé, literalmente, sob intenso chuvisqueiro.

Apenas um restaurante negou-se a nos receber, o Florestal. “Não estamos interessados”, respondeu um dos diretores. Argumentamos: “Não se trata de matéria paga, é matéria jornalística”. Não fomos convincentes. Mesmo assim, o Florestal está contemplado na matéria, que ocupou uma página inteira.

O título geral da matéria foi redigido pelo jornalista Jaime Gonçalves, subsecretário de Redação.

Não foram tiradas fotos. A ilustração foi buscada no nascente Banco de Dados do jornal.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 30 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6560

Manchete – Programa de ação governamental prevê crescimento anual de 7% da economia brasileira

Estado – Governo anuncia 40 mil casas populares e esquece o Grande ABC.

Série – A química nossa de cada dia: região tenta evitar o perigo do agrotóxico. Reportagem: Ivanilde Sitta.

Mauá – Prefeitura aprova benefícios a cemitérios particulares.

Memória – Encerrávamos setembro, no primeiro mês da então coluna Memória, hoje página. E o tema focalizado foi os trabalhadores de móveis.

Automobilismo (Ricardo Caruso) – Começa o controle da fumaça preta dos ônibus urbanos.

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. O programa apresentará as histórias, com algumas de suas músicas como moldura, do cantor e compositor carioca Silvio Caldas, como explica o jornalista Milton Parron, coordenador do Cedom (Centro de Documentação e Memória) da Band – e produtor e apresentador de Memória:

Antonio Narciso de Figueiredo Caldas é conhecido e reverenciado nacionalmente pelas serestas maravilhosas que gravou ao longo de sua carreira.

Silvio Caldas (Rio de Janeiro, 1908 – Atibaia, São Paulo, 1998), o Caboclinho Querido, foi entrevistado pelo repórter José Nelo Marques, e, por mim, na tarde do sábado de Carnaval de 1987.

Essa entrevista de sabor inigualável será apresentada na íntegra, além de um programa exclusivo que Silvio Caldas tinha nas rádios Tupi e Tamoio do Rio de Janeiro transmitido por ambas, em rede, na segunda metade da década de 1940.

Sílvio Caldas gravou As Pastorinhas e pelo menos mais umas três ou quatro dezenas de músicas que a maioria das pessoas conhece e gosta.

Hoje, às 23h, sem reprise amanhã, por causa da transmissão do GP de Fórmula 1 da Malásia.

Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Quinta Avenida. Black Band do pianista Earl Fatha Hines, o cantor Brook Benton e o conjunto vocal The Skyliners Amanhã, às 9h. Pela internet: sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. 51 anos no ar completados em... As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Zummm FM (87,5) – de Santo André. Programa Garagem SA. O objetivo do programa é dar espaço a novos e velhos artistas da cidade e região. O termo garagem vem de bandas de garagem. Produção e apresentação Celso Zappa. Segunda-feira às 11h. Site: www.zummmfm.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;