Internacional Titulo
Jerusalém: fanáticos podem realizar atos de violência na virada
Do Diário do Grande ABC
27/12/1999 | 11:45
Compartilhar notícia


Grupos milenaristas podem realizar atos de violência em Jerusalém com objetivo de acelerar a chegada do suposto fim do mundo, na noite da virada para o ano 2000.

A polícia israelense se empenha no controle de turistas e peregrinos que afluem à Cidade Santa às vésperas do terceiro milênio, e já expulsou dezenas de milenaristas que, segundo as autoridades, constituem uma ameaça para a segurança interna.

``Nao temos informaçoes sobre projetos precisos, mas os elementos de que dispomos nos fazem pensar que devemos manter a vigilância', declarou o chefe da polícia israelense, Yehuda Vilk.

O diretor do hospital psiquiátrico Kfar Shaoul de Jerusalém, Yair Barel, afirmou que seu estabelecimento recebeu dezenas de pessoas convictas da iminência da ressurreiçao de Jesus.

O médico acrescentou que esses pacientes padecem da ``síndrome do milênio', fenômeno surgido nos últimos meses e que pode se constituir em algo muito perigoso.

``Internamos várias pessoas em estado agudo de patologia psicológica. Alguns deles acham que Jesus vai ressuscitar e que eles devem acelerar seu retorno', declarou Barel.

Shaoul estima que os membros de organizaçao religiosas apocalípticas que esperam o Julgamento Final no ano 2000 atuam de diversas maneiras. Alguns pretendem fazer sacrifícios em lugares simbólicos como o Monte das Oliveiras.

O comandante das unidades especiais da polícia, David Tsur, deu conta na semana passada de ``vários problemas' nos quais estiveram envolvidos milenaristas em Jerusalém, entre os quais tentativas de suicídio.

Segundo a imprensa israelense, a polícia detém pelo menos três ou quatro pessoas por dia por causa das tentativas de suicídio ou de ataques contra policiais ou fiéis muçulmanos na Esplanada das Mesquitas.

Israel, que conta com a colaboraçao da Interpol e FBI, já expulsou dezenas de milenaristas porque teme que estes organizem ataques ou suicídios coletivos.

A atitude da polícia israelense provocou protestos. A Irlanda protestou na semana passada contra a expulsao, em outubro, de 26 irlandeses, afirmando que estes nada tinham a ver com projetos de violência.

Três dias antes do Natal, a polícia palestina prendeu um excêntrico peregrino americano, apelidado ``Bobby Bíblia', que pregava em Belém com o objetivo de ``preparar a volta de Cristo'.

``Bobby Bíblia', 60 anos e cujo nome verdadeiro é Bobby Engel, foi liberado depois sem que nenhuma acusaçao pesasse contra ele, mas foi colocado sob vigilância em seu hotel.

Vestido com uma longa túnica, usando um boné de beisebol com a inscriçao ``Jesus está voltando' e carregando uma grande cruz, a excêntrica figura de Engel chama a atençao no centro de Belém.

``Vim aqui porque acredito que Jesus Cristo vai voltar para tomar posse de sua igreja à meia-noite da véspera do ano 2000', diz Bobby, que é membro da Confraria Crista da Igreja de Los Angeles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;