Memória Titulo
Xuca-Xuca em Rio Grande, escola do Pilar em Ribeirão...

Pai nosso que estais no céu. Nesses quatro dias, fechai os olhos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/03/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


"Pai nosso que estais no céu. Nesses quatro dias, fechai os olhos".

De um pedido dos ‘fradinhos' do bloco Skina, que se apresentou em 1981 no São Caetano EC. 

Carnaval 1981 - e lá se vão 30 anos. O Grande ABC seguia os tempos brasileiros, com um Carnaval de salão maravilhoso e um Carnaval de rua que tentava se organizar como nos tempos dos embates de Ocara e Panelinha, em Santo André, e da escola de samba Unidos de São Bernardo, que desfilava sozinha na Rua Marechal Deodoro nos idos dos anos 1940 e 1950.

Em 1981 o Carnaval de rua mais forte foi o de Santo André, São Bernardo e Mauá. Mas houve desfiles também em Ribeirão Pires, com a exibição da Escola de Samba do Pilar Velho. Em Rio Grande da Serra a atração foi a Escola de Samba Xuca-Xuca.

Legenda da foto: Estandartes do bloco Dragões de Ouro: conjunto nascido nos bailes da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo

Domingo, 5 de março de 1961

Manchete - Inundação faz prefeito Oswaldo Gimenez reclamar área municipal ocupada pelo Aramaçan

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 5 de março de 1981

Manchete - Bispos brasileiros lançam a Campanha de Saúde para Todos

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Antes, é preciso uma reforma tributária.

Música - Grupo Devas apresenta Mistérios da Amazônia no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Cinema/crítica (Heitor Capuzzo) - ‘Contatos imediatos', o conhecimento em jogo.

Polícia - Assassinado e jogado no matagal da Estrada do Montanhão.

EM 5 DE MARÇO DE...

1971 - Os médicos Oity de Campos e Ernesto Emanuel Kahn, legistas responsáveis pelos laudos periciais no Grande ABC, pedem demissão por falta de condições, materiais e humanas.

Trabalhadores

Nascem em 5 de março:

1913 - Sebastião de Oliveira, de Socorro (SP). Operário da Companhia Paulista de Óleo. Residia em Utinga.

1920 - Julio Rosa Filho, de São Paulo. Fabricante em fábrica de cola. Residia na Avenida Brasil, 713.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA

Magda. Povoado instalado em 5-3-1929 e elevado a município em 1955, quando se separa de Nhandeara, na região de São José do Rio Preto.

HOJE

Dia do Filatelista Brasileiro.

Dia Nacional da Música Clássica

110º aniversário de fundação da Editora Vozes.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Carnaval de ontem e de sempre. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740) - Quinta Avenida. Hoje: big band do saxofonista Charlie Barnet, em gravações dos anos 1930 e 1940; vozes de Irene Kral e Frankie Laine, conhecido como Mr. Rhythm; amanhã: especial com Stacey Kent e Lou Rawls.Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Carnaval de ontem e de sempre. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil em todos os tempos. Reprise. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

Pérola da Serra (87,5) - Reminiscências. A oitava administração pública de Ribeirão Pires, do prefeito Valdirio Prisco e do vice José Marcio Duda Farah Rasga (1983 - 1988). Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

SANTOS DO DIA

Adriano, Eusébio, Domingos Sávio, João José da Cruz, Teófilo e Virgílio de Arles.

Santo João José da Cruz (1654 - 1734). Franciscano italiano.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: paulinas.org .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Antonio Esteves, 73. Natural de Cravinhos (SP). Anteontem, em São Bernardo. Cemitério Memorial Phoenix.

SÃO BERNARDO

Santina Magnabosco, 88. Natural de São Manuel (SP). Anteontem. Cemitério da Paulicéia.

Maria Francisca Soares, 84. Natural de Jardim (CE). Anteontem. Cemitério dos Casa.

Severino Martiniano Pereira, 81. Natural de São Lourenço da Mata (PE). Anteotem. Cemitério São Pedro, em Vila Alpina, Capital.

Olga Varga Francisco, 67. Natural de São Paulo (SP). Anteontem. Crematório de Vila Alpina, São Paulo.

Ana Ferreira de Carvalho, 65. Natural de Montes Claros (MG). Dia 1º. Cemitério dos Casa.

Wanderley Curti, 60. Natural de São Paulo (SP). Anteontem. Cemitério do Araçá, São Paulo.

SÃO CAETANO

(Cemitério das Lágrimas)

Maria Bertolozzi, 77. Natural da Itália. Dia 2.

Rosa Aguiar dos Santos, 69. Natural de Santo André. Dia 28.

NICOLA PAOLINI
(Guaxupé, MG, 11-7-1930 - São Bernardo 2-3-2011)

Sr. Nicola nunca deixou de trabalhar. Fez carreira como metalúrgico na Mercedes-Benz. Ali se aposentou. E nesta condição foi admitido para trabalhar no Parque Chico Mendes, em São Caetano, assim que o espaço foi inaugurado. Era funcionário há 21 anos. Gostava de dizer que era fiscal.

E como fiscal, fazia uso do seu instrumento principal de trabalho: um apito. Com ele, chamava a atenção dos meninos que, eventualmente, se atravessem a danificar algum equipamento ou a vegetação.

"Ele era carinhoso e querido por todos, verdadeiro patrimônio do Chico Mendes", conta Adilson Langhi, administrador do parque.

A família Paolini veio de Minas Gerais para São Caetano há mais de 70 anos. Nicola era menino, filho de Carmo e Maria Gracia Paolini, pais de oito filhos. Nicola casou-se com dona Lourdes, tinha dois filhos, Guaira e Osmar. Partiu aos 80 anos e foi sepultado no Cemitério da Cerâmica. Seus apitos continuarão a ser ouvidos no Parque Chico Mendes, agora assoprados pelo irmão, Chico Paolini, 73 anos, também funcionário do parque.

A missa de sétimo dia será celebrada terça-feira, dia 8, às 19h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, à Rua Padre Mororó, 425, bairro São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;