Nacional Titulo
Bancos de leite ganham programa de qualidade
21/07/2006 | 00:09
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, oficializou nesta quinta-feira a adoção de uma medida inédita no controle de qualidade dos 187 bancos de leite humano do país. As análises já feitas atualmente serão agora aprimoradas, por meio de um sistema de monitoramento desenvolvido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). As ações para garantir a excelência do produto chamaram atenção da Espanha, da França e da Itália, que demonstraram interesse numa transferência de tecnologia, além dos 11 países da América Latina que importaram know-how nacional para abrir seus bancos de leite.

“É uma tecnologia genuinamente brasileira, desenvolvida pela Fiocruz. Desenvolvemos kits para que os laboratórios tenham mais segurança sobre a qualidade do leite coletado. Quanto maior a segurança, melhor”, disse o ministro, em solenidade na Fiocruz. “Não tem em país nenhum”’, acrescentou o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, referindo-se aos kits com 12 tipos de reagentes, que faz uma checagem nos testes para avaliação de características do leite, como acidez e teor de gordura, e de detecção de bactérias e coliformes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;