Cultura & Lazer Titulo
Alaíde Costa canta Vinicius em S.Caetano
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
15/10/2004 | 10:01
Compartilhar notícia


Será mais que uma mera apresentação de releituras. Nesta sexta, a cantora Alaíde Costa sobe ao palco do Sesc São Caetano para dar voz a 13 composições assinadas por seu grande amigo e parceiro musical, Vinicius de Moraes. A apresentação faz parte da série Eles por Elas, por meio da qual cantoras exibem repertório específico de autores homens.

"Nós fomos grande amigos e acho que me tornei a única parceira dele", diz Alaíde. O primeiro contato foi por intermédio de um amigo comum, o violonista Baden Powell. "Um dia fui levada à casa dele para uma reunião. Ele gostou do meu canto, da minha voz".

Alaíde morava longe de Vinicius. Porém, estudava com o professor de piano e maestro Moacir Santos, que residia nas redondezas. "Como eu não tinha piano, o Vinicius ofereceu o dele para eu estudar. Então eu saía da aula e ia direto para a casa dele, às vezes mais de uma vez por semana", afirma.

A cantora também era nome freqüente nas reuniões caseiras feitas pelo compositor. "O pessoal se encontrava para apresentar suas músicas e conversar. Foi um período muito gostoso".

Alaíde, que já fazia suas criações musicais, um dia foi surpreendida pelo amigo Vinicius. "Ele veio até a mim, com um papel dobrado na mão, e disse 'é um presentinho pra você'. E lá estava a letra de Amigo Amado, cuja música eu estava compondo na casa dele", diz. A canção está confirmada no repertório desta sexta. Outra obra feita com o poetinha é Tudo o Que É Meu, como a anterior, datada de 1960.

Só que antes disso, em 1959, Alaíde já havia gravado uma criação de Vinicius: Estrada Branca. Mas a obra chegou-lhe às mãos por meio do parceiro dele, Tom Jobim. "Eu havia dito ao Tom que queria pôr uma música dele no meu LP. Então me ofereceu essa, que estava 'fresquinha'".

Depois que mudou-se para São Paulo, onde casou-se, os encontros com Vinicius tornaram-se menos freqüentes. "Claro que a distância fez com que nos afastássemos um pouco, mas de vez em quando a gente se falava, e quando íamos para a cidade do outro, procurávamos nos encontrar", diz.

No ano passado, Alaíde rendeu outra homenagem ao poetinha, no mesmo palco do Sesc São Caetano. Por isso, escolheu para o show desta sexta um repertório o mais diferente possível do exibido naquela ocasião. Promete interpretar músicas como Quando Tu Passas por Mim (dele, com Antonio Maria), Medo de Amar e Valsa de Eurídice. Será acompanhada por Giba Estebes que, ao teclado, reproduz a sonoridade de piano.

Eles por Elas - Show Alaíde Costa canta Vinicius. Nesta sexta, às 20h. No Sesc São Caetano - r. Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Ingr.: 4,50 (comerciários, estudantes e idosos), R$ 7,50 (usuários matriculados) e R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;