Setecidades Titulo São Bernardo
Paço lança aplicativo para usuário de ônibus

Iniciativa, chamada Partiu SBC, fará com que munícipes fiquem menos tempo esperando em pontos

Por Matheus Angioleto
Do Diário do Grande ABC
05/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A população de São Bernardo que utiliza as linhas municipais de ônibus para se locomover tem agora nova ferramenta disponível para ficar menos tempo esperando pelos coletivos. Durante evento na Praça Brasil, região central, o prefeito Orlando Morando (PSDB) lançou o Partiu SBC, aplicativo que promete trazer conforto e qualidade de vida aos usuários do transporte público.

Disponível tanto para iOS quanto para Android, a plataforma gratuita deve beneficiar os 250 mil munícipes que utilizam as linhas de ônibus todos os dias. A meta é que, a partir de campanha intensa de divulgação, a adesão seja de 60% a 70% dentro do prazo de 90 a 120 dias.

A partir de mapeamento de GPS presente nos ônibus, o aplicativo monitora e mostra os coletivos, atualizando a cada 15 segundos a distância em relação à parada onde o usuário se encontra. A alternativa vai ao encontro da preocupação com a Segurança dos moradores de São Bernardo.

“Estes pontos de ônibus são locais de grande concentração de pessoas e um ambiente favorável para o criminoso. Fazendo com que as pessoas esperem menos tempo nos pontos, com certeza vai haver redução no crime”, avalia o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos.

O prefeito Orlando Morando, que veio do Terminal Rodoviário João Setti utilizando o aplicativo em um dos coletivos, ressaltou que dentro de 30 dias todos os terminais da cidade terão painel para informar a respeito das linhas de ônibus. O João Setti já conta com o recurso. “No Brasil, usa ônibus quem não tem carro ou outro meio. Temos de inverter, o carro tem de passar no futuro a ser um transporte de fim de semana. Para isso tem de ter qualidade, eficiência e conforto.”

A partir da melhora do transporte, o objetivo é dar conforto aos munícipes. “É uma satisfação termos este apoio, porque o objetivo é o mesmo do prefeito, melhorar cada dia mais a satisfação, o conforto e a qualidade de vida da população”, disse Milena Braga, diretora executiva da SBCTrans.

Morador do Alvarenga, o munícipe Antônio Augusto de Oliveira Filho, 55 anos, pegou o ônibus ao meio dia e quinze e perdeu meia hora esperando para chegar ao Centro de São Bernardo. Agora, diz que usará o aplicativo. “Se passar no horário que está marcado será uma boa”, avalia.

“A gente espera de uma, até duas horas, o Balsa e vem sempre lotado. Nunca sabemos qual ônibus vem. Será uma mão na roda”, afirmou a professora Helena Rabelo de Godoi, 22.

Para Ademir Silvestre, responsável pela ETC (Empresa de Transporte Coletivo) de São Bernardo , a meta é alcançar o ideal. “Vai devolver tempo e conforto (aos usuários). No período em que ele fica no ponto poderá tomar café, namorar ou fazer qualquer outra coisa. Quanto menos tempo ficar exposto na rua hoje, melhor”, afirma.

Santo André, Diadema e São Caetano também possuem ferramentas semelhantes, mas não enviaram informações à equipe de reportagem do Diário, assim como Rio Grande da Serra. Ribeirão Pires afirmou não ter serviço parecido. A Prefeitura de Mauá afirmou estudar a “implantação de novo modelo de aplicativo para que usuários possam acompanhar as viagens”.

Orlando Morando aproveitou a oportunidade para anunciar prováveis mudanças para este semestre. “Quando a empresa for renovar a frota, nós deixamos claro que queremos os ônibus também dispostos de wi-fi, ar condicionado e televisor para ter uma viagem mais confortável”, relatou.

A diretora da SBC Trans, Milena Braga, afirmou que as possibilidades de aumento da frota de ônibus estão sendo estudadas.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;