Economia Titulo Empregos
Faltam serralheiros,
mecânicos e caldeireiros

Vagas são as que mais levam tempo para serem preenchidas
uma vez que exigem profissionais com habilidades técnicas

Alexandro Melo
Do Diário do Grande ABC
07/11/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


Para as 15 vagas abertas a caldeireiros de chapa e ferro disponíveis na Central de Trabalho e Renda de São Bernardo há duas semanas apenas um profissional foi encaminhado para entrevista. Encontrar profissionais qualificados para áreas que exigem habilidades técnicas como serralheiro, eletricista e técnicos em manutenção de máquinas e eletromecânica é tarefa árdua para os centros públicos de emprego.

São exatamente essas ocupações que têm os melhores salários, entre os oferecidos por esses órgãos. Para a função de caldeireiro, por exemplo, a remuneração oferecida pela empresa é de R$ 1.144. Em Ribeirão Pires, o valor é ainda maior, R$ 1.800 mais benefícios, segundo o Posto de Atendimento ao Trabalhador. Além da qualificação profissional, outro fator que Em Diadema, a maior carência é por técnicos em Química, soldador, ferramenteiro e pessoas com requisitos para ocupar cargos de gerência. Já no Centro Municipal de Emprego e Qualificação de São Caetano, a dificuldade é encontrar candidatos com Ensino Médio completo para as funções de açougueiro, padeiro, cozinheiro e operador de cobrança. Em Santo André o deficit é para gazista, fresador e torneiro.

 

BALANÇO

Nos dez primeiros meses do ano os centros públicos de emprego da região disponibilizaram 79.996 postos. Desse total, apenas 16.331, ou cerca de 20% foram preenchidas. "Os principais problemas são que as vagas exigem qualificação que os candidatos não possuem ou oferecem baixos salários, como nas áreas de comércio e serviços", explica o coordenador municipal de qualificação e atendimento ao trabalhador de Mauá, Marcelo Lucas Pereira.

O centro público de Santo André tem mais oportunidades para operadores de telemarketing, ajudante de carga e descarga, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza e vendedor de loja. São postos onde a remuneração geralmente é baixa, pouco mais de um salário-mínimo. Até setembro, o órgão captou 21.561 vagas, número 48% maior do que no mesmo período de 2010. Delas, 4.153 resultaram em contratações.

No CTR de São Bernardo foram 13.201 vagas, principalmente na construção civil, comércio e telemarketing. Segundo o assistente de coordenação Marcio Cristiano Pereira, 3.328 trabalhadores foram colocados no mercado.

Em São Caetano, o destaque do recém-criado posto de atendimento ao trabalhador foram as oportunidades para o ParkShopping, que representaram 70% das 1.733 vagas entre agosto e outubro. Diadema soma 1.889 postos, 23% a mais do que os dez primeiros meses de 2010. Já Mauá totaliza 10.946 e Ribeirão, 30 mil oportunidades até outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;