Nacional Titulo
Chega a 13 o número de mortos em enchentes no Rio
Por Do Diário do Grande ABC
04/01/2000 | 11:50
Compartilhar notícia


A Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro confirmou, na manha desta terça-feira, que o número oficial de mortos em conseqüência das chuvas chega a 13. A morte de homem que foi levado pela correnteza do Rio Maracana no domingo foi dada como certa nesta terça-feira. Ele caiu na água com seu carro, um Corsa cinza placa LCO-9511. De acordo com testemunhas, duas pessoas foram levadas pela correnteza no incidente, mas a Defesa Civil teria informaçoes de que um dos homens que estava no carro foi resgatado, nao podendo, assim, confirmar mais uma morte.

Nesta madrugada, Glauber César de Freitas morreu afogado ao tentar entrar em sua casa, em Barra Mansa, para retirar os móveis.

De acordo com o coronel Jorge Lopes, da Defesa Civil estadual, com a diminuiçao das chuvas e do nível do Rio Paraíba do Sul, nesta terça-feira, os desalojados poderao começar a voltar para suas casas.

O número de desalojados chega a 6.138 e os desabrigados - que tiveram suas moradias destruídas - já sao 106.

As regioes Serrana e Sul do estado foram as mais afetadas, com deslizamentos de terras, ruas e casas alagadas.

A Rodovia Presidente Dutra ficou interditada e isso causou tumulto na Rodoviária Novo Rio.

Teresópolis - Quatro das vítimas estavam em Teresópolis, na regiao serrana. Catarina Dolorosa Firmino, 50 anos, e duas crianças, de dez e três anos, foram soterradas numa casa que desabou no bairro Jardim Salaco.

Em Vale da Revolta, o desmoronamento de outra casa matou Adriano de Medeiros, 21 anos. Em Araras, distrito de Petrópolis, Gilberto Souza da Silva 24 anos, tentou proteger-se da inundaçao subindo no telhado de sua casa, mas perdeu o equilíbrio, caiu e morreu.

Os bombeiros de Três Rios, cidade vizinha a Petrópolis, conseguiram resgatar cinco pessoas do Rio Paraíba, que ficou 1 metro acima do normal, mas Ivalmir Monteiro da Silva, 22 anos acabou morrendo ao tentar salvar seu cachorro.

No Rio Paraíba do Sul, também em Três Rios, Charles Maciel dos Santos, 29 anos, nao conseguiu sobreviver. Ele se afogou depois que seu carro caiu no rio.

Em Engenheiro Passos, distrito de Resende, a Defesa Civil houve outra morte: Maria dos Santos, 75 anos, foi arrastada pela correnteza ao atravessar uma rua alagada, no centro da cidade. Na cidade há cerca de cerca de cem pessoas desalojadas - as famílias foram levadas para Escola Municipal Augusto de Carvalho.

Acari - No Rio, um desabamento atingiu três casas na Favela Morro da Pedreira, em Acari, zona norte da cidade, e provocou a morte de Flávio Silva de Oliveira, 25 anos, de sua mulher, Janaína, 17, e de uma senhora identificada apenas como Maria do Carmo, 78 anos. "As pessoas devem abandonar as regioes de risco o mais rápido possível", afirmou o coronel Lopes. Os bairros mais atingidos da cidade foram Santa Cruz e Sepetiba. Segundo a Defesa Civil Municipal, a água invadiu casas em oito localidades.

Municípios como Mendes, Barra Mansa, Barra do Piraí, também sofreram com as inundaçoes. Em Mangaratiba, até a delegacia foi alagada e os presos ficaram com água pela cintura.

As duas pistas da serra de Nova Friburgo foram fechadas por barreiras que deslizaram. Até a tarde desta segunda, funcionários do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) trabalhavam na pista para liberar o local.

Segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Gomes dos Santos Filho, a previsao é de chuva para as próximas 48 horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;