Setecidades Titulo Gripe
Baixa procura por vacina prorroga campanha até o dia 9 de junho

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Em razão da baixa adesão, a campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria hoje, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho. A vacina está disponível nos postos de Saúde desde 17 de abril. A meta de 90% de cobertura do público-alvo (que envolve, entre outros, gestantes, idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e pessoas com comorbidades) ainda não foi atingida no Grande ABC.

Em Santo André, a porcentagem de vacinados (sem considerar comorbidades), atingiu 65,66%. O grupo com menor cobertura envolve as crianças de 6 meses a menores de 2 anos – apenas 38,79%.

Em Ribeirão Pires, a procura pela vacina foi menor entre as gestantes: somente 40,46% delas buscaram a imunização. O único grupo que conseguiu – e até ultrapassou a meta – foi o de puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto).

As demais cidades não informaram a cobertura de vacinados atingida até o momento, mas reportagem publicada pelo Diário no dia 16 mostrava que a região estava longe da meta de imunização. No Estado de São Paulo, 61,2% do público-alvo foi vacinado e em todo o País, 63,5%.

A profissional de RH Ariane Aparecida Negrão, 30 anos, de Mauá, ainda não levou a filha Júlia, de 1 ano e meio, para tomar a vacina. “A grande maioria das pessoas toma e fica gripada. Vou levá-la ao pediatra para saber se é uma vacina que realmente não pode faltar nesta idade, pois ela nunca teve gripe, é supersaudável”, justifica. A vacina protege contra os vírus A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;