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Um tapinha na família Pólo
Por Vagner Aquino
do Diário do Grande ABC
20/07/2011 | 07:00
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Sob o apelo da atualização com foco na esportividade, a Volkswagen resolveu dar um leve retoque na linha 2012 da família Polo.

Enquanto a nova geração não dá as caras por aqui, o modelo (vendido no País desde 2002) precisa se renovar e, na busca para se encaixar no novo DNA da Volks - já adotado por outros integrantes da marca, como Passat, Variant, Touareg, entre outros - o Polo ganhou a tradicional grade com frisos cromados horizontais (que agora encosta nos conjuntos ópticos) e acabamento em preto brilhante.

No mais, os faróis têm interior negro e o para-choque dianteiro é novo, assim como na traseira (com refletores). As lanternas do hatch ganharam contornos em preto.

No sedã, fica a cargo do tom cereja dar o ar de novidade. Já a derivação Sportline tem ponteira dupla de escape.

Nas laterais, o friso das portas agora é mais fino, os retrovisores e o aerofólio traseiro estão maiores (pintados em preto brilhante no Sportline) e as rodas de liga leve com 15 polegadas ganharam redesenho em todas as versões.

DE SÉRIE

Equipamentos como airbags dianteiros, freios com sistema antitravamento e sensores de estacionamento traseiro estão na lista de série em todas as versões do Polo.

Tanto no sedã quando no hatch (com exceção do Bluemotion, devido às suas características especiais) o comprador pode contar ainda com itens como direção hidráulica, ar-condicionado e destravamento interno da tampa traseira.

Por dentro, a linha Polo ganhou novos tecidos nos bancos. Todos os modelos podem ter, opcionalmente, bancos em couro (exceto o Bluemotion).

E se engana quem pensa que o modelo ecologicamente correto - cuja proposta é a eficiência no consumo e redução nas emissões de gases poluentes - permaneceu inalterado. Com a aposentadoria da configuração 1.6 E-Flex, o Bluemotion passou a adotar o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar de gasolina.

Também com mudanças visuais - como a nova grade fechada pintada em preto - o veículo agora utiliza novos pneus verdes, fabricados no Brasil pela Goodyear, na medida 175/65 R14 - antes o importado 165/70 R14.

Além de tirar o 1.6 E-Flex da linha, a Volkswagen substituiu a versão 2.0 GT pela 2.0 Sportline. A gama da derivação três volumes permanece a mesma.

MECÂNICA

Sob o capô do motor nada foi mudado. Continuam em cena os mesmos blocos 1.6 Total Flex, com até 104 cv e 2.0 de 120 cv ( bebendo etanol) este último, nas versões Sportline (hatch) e Comfortline (sedã) - configuração que pudemos conferir na prática.

Durante o teste, percorremos as principais avenidas da Zona Norte da Capital paulista. O motor que desenvolve 17,3 mkgf de torque máximo é auxiliado pelo câmbio manual de cinco marchas, que continua com engates precisos, tradicional na mecânica VW.

A manobrabilidade também merece pontos aqui, assim como a ergonomia. É fácil se encaixar ao Polo, claro, com uma ajudinha da regulagem de altura do banco e do volante (com comandos, trazido do Passat CC).

Para quem abomina a constante necessidade de troca de marcha no trânsito do dia a dia, vale lembrar a opção do câmbio automatizado I-Motion para alguns modelos da linha.

Na versão de entrada, o Polo hatch (1,6 litro) custa R$ 44.390. Já o três volumes parte de R$ 47.770, também com motor 1.6. A derivação Bluemotion sai por R$ 48.700.

Gol e Fox homenageiam Rock in Rio com séries especiais

Quem é fã de música e está ansioso aguardando a abertura dos portões do Rock in Rio (em setembro) já pode ter uma palhinha do evento na garagem de casa.

Para aproveitar a carona do lançamento da linha Polo 2012, a Volkswagen traz às ruas brasileiras uma série especial, para os hatches Gol e Fox, em alusão à décima edição do evento musical patrocinado pela montadora.

Com acabamento inspirado no festival, o Gol e o Fox Rock in Rio, foram desenvolvidos pelo departamento de design da Volkswagen do Brasil. Aqui, o mesmo apelo, um tanto quanto jovem, da série Vintage, que o Gol ganhou no ano passado para comemorar seus 30 anos de vida.

Em alusão às cores do evento, ambos os modelos trazem acabamento customizado tanto por dentro quanto por fora - na carroceria, destaque para as cores azul, branco ou vermelho.

Os demais diferenciais ficam a cargo dos (vários) detalhes estéticos.

Na dianteira ambos os modelos têm um friso cromado no para-choque - o que dá um contraste nos faróis escurecidos. Atrás, as lanternas com máscara negra trazem uma faixa preta entre os refletores (na parte inferior). Adesivos negros são usados na tampa traseira, no local da placa de identificação, no rodapé das portas laterais e na coluna central.

No Gol, a banda inferior (sob as portas) tem acabamento em preto fosco.

Na cabine das versões Rock in Rio o que mais chama a atenção - além do teto e das colunas escurecidas - são os bancos, com tecidos exclusivos e logotipos bordados em vermelho nos assentos dianteiros.

Os aros das entradas de ar e a moldura em torno da alavanca de câmbio também receberam o tom vermelho.

O logotipo do evento na tampa do cinzeiro removível e nas soleiras das portas - em alumínio - são um detalhe à parte.

O CD player conta com bluetooth, MP3, entradas USB e cartões SD e iPod, tudo controlado no volante multifuncional - o mesmo que equipa o Passat CC.

E por falar em música, quem é fã do rock'n roll poderá receber uma senha exclusiva, que dará acesso direito à internet para baixar músicas gravadas ao vivo durante o evento.

Sob o capô, o Gol Rock in Rio carrega o bloco 1.0 Total Flex, com até 76 cv (se abastecido com etanol). Na estética, destaque para as rodas de liga leve com 14 polegadas, pintadas na cor cinza.

Para se mover, o Fox Rock in Rio conta com o motor 1.6 Total Flex, que gera até 104 cv quando bebe o derivado da cana-de-açúcar. As rodas são de liga leve com 15 polegadas, também em tom acinzentado.

Vale lembrar que, para manter a exclusividade da série, a produção dos veículos será limitada. Serão 900 exemplares mensais do Gol e 350 do Fox. Vendidos apenas até outubro, custam respectivamente, R$ 35.350 e R$ 40.990.




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