Cultura & Lazer Titulo
Banco de Dados organiza a rotina da empresa
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
21/05/2001 | 18:16
Compartilhar notícia


  A importância do banco de dados nos dias atuais cresce na medida em que se torna essencial para todos os ramos da economia, seja para manter registros internos, fornecer dados a consumidores e clientes na Internet ou então oferecer suporte a outros processos comerciais.

A obra Implementação de Sistemas de Bancos de Dados, que chega neste mês às livrarias e tem tradução de Vanderberg D. de Souza, aborda o desenvolvimento de sistemas de bancos de dados, bem como as estruturas de armazenamento, processamento de consultas e gerenciamento de transações. Relevante como um guia de referência para profissionais da área, o livro contém vários exercícios distribuídos em quase todas as seções.

Entre os pontos de destaque da obra estão a integração de informações, inclusive criação de depósitos de dados e mediadores, explicações da correção de erros em discos RAID, índices de bitmaps e estatísticas de dados.

A obra também explica a importância dos bancos de dados, um corpo de conhecimento e tecnologia que se desenvolveu por várias décadas e encontra-se num software chamado sistema de gerenciamento de banco de dados ou SGBD – uma ferramenta que criar e gerencia grande quantidade de dados de forma eficiente.

Ficha Técnica – Autores: Jennifer Widom, Hector Garcia-Molina, Jeffrey D. Ullman (720 páginas). Editora: Campus. Preço: R$ 99. Nível: médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;