Política Titulo
Semana da Conciliação começa hoje
Orlando Müller
Do Diário do Grande ABC
07/12/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Os três maiores tribunais do Poder Judiciário do País em total de processos - o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) e o Tribunal de Justiça do Estado São Paulo (TJ/SP), promovem, a partir de hoje, a Semana Nacional da Conciliação. Este ano, o evento será realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. O lançamento será feito pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, a partir do meio-dia. No Estado de São Paulo, o evento representa oportunidade de solução de 70 mil processos. Trata-se de uma tentativa de aliviar o enorme volume de feitos que aguardam julgamento na Capital e no Interior. Durante esta semana, o Judiciário acredita que irá realizar só no Memorial da América Latina 12.550 audiências, entre os três tribunais.

REGIÃO - Com dois fóruns federais, no Grande ABC, apenas a subseção de São Bernardo enviará processos para a Semana Nacional da Conciliação. Segundo a assessoria do TRF (Tribunal Regional Federal), o Fórum Federal de Santo André não enviará processos ao encontro. Em nota, o fórum andreense afirmou que o acervo das ações envolvendo a Caixa Econômica Federal com perspectiva de acordo é pequeno, razão pela qual não houve adesão da subseção.

A Justiça Federal de São Bernardo enviará 74 processos: serão 10 previdenciários da 3ª vara e 14 previdenciários da 2ª vara, além de 50 da 1ª vara que tratam de execução de títulos extrajudiciais do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), de monitorias e execuções diversas. A assessoria informou que todas as partes envolvidas já foram intimadas a comparecer ao Memorial da América Latina. Os processos da 2ª e 3ª varas serão trabalhados dia 7 e os da 1ª, serão discutidos durante todos os dias do evento.

A Justiça Federal de São Bernardo, conforme informou a assessoria, não atua somente na semana para buscar a conciliação. O Diário tentou por diversas vezes entrevistar juízes das duas cidades para ouvir suas opiniões acerca da importância do evento, mas não foi atendido por eles.

SÃO PAULO - "Em São Paulo, é a segunda edição do grandioso evento, porque daremos fim a milhares de processos. A Conciliação é a forma mais ágil e mais humana de se acabar com os litígios", afirma a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira. Para ela, conciliação é projeto de paz social. "Na conciliação, as partes abrem mão de direito parcial para chegar a acordo e, dessa forma, não temos vencedores ou perdedores".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;