Esportes Titulo
Equador está a um empate de seu primeiro Mundial
Por Com Agências
07/11/2001 | 00:20
Compartilhar notícia


Mais do que driblar a altitude de 2,8 mil m de Quito, o Uruguai enfrenta o Equador, quarta, às 18h55 (PSN), com os olhos voltados para La Paz, onde o Brasil enfrenta a Bolívia também pela penúltima rodada das eliminatórias para a Copa de 2002. Os equatorianos estão em situação privilegiada: com 29 pontos ganhos, dependem somente de um empate para disputar a sua primeira Copa do Mundo. Os uruguaios, no quinto lugar na tabela, com 25 pontos, precisam de bom resultado para continuar a sonhar, no mínimo, em disputar a repescagem contra a Austrália (campeã da Oceania). Mas no caso de vitória uruguaia e derrota ou empate brasileiro (quarto colocado com 27 pontos), a equipe do técnico Víctor Púa estaria novamente na briga por uma das quatro vagas que garantem automaticamente passagem ao Mundial.

No entanto, a tarefa da equipe não será assim tão fácil, pois o Equador disputa aquela que é considerada “a partida mais importante da história do futebol equatoriano”, segundo o técnico Hernán Dario Gomez. O Equador é o terceiro colocado nas eliminatórias sul-americanas. O estádio Atahualpa, em Quito, estará lotado, pois no fim de semana milhares de pessoas ficaram acampadas do lado de fora do mesmo na esperança de garantir um ingresso.

Preocupado com a tradicional garra uruguaia, Gomez cobra atenção de seus jogadores. “Teremos de jogar com inteligência porque eles sabem como atuar fora de casa”, disse o treinador, que levou a Colômbia à Copa do Mundo da França de 1998. O técnico não sabe ainda se contará com o veterano Aguinaga, que se recupera de uma contusão no joelho.

No Uruguai, o técnico Víctor Púa armou sua equipe para administrar as forças e evitar os efeitos da altitude. Por isso, ele pretende escalar cinco jogadores no meio-campo e apenas um atacante. O objetivo é reter a bola o máximo possível, diminuir o ritmo dos donos da casa e apostar nos contra-ataques para chegar ao gol. “Temos de usar os passes curtos e ir se soltando aos poucos para que possamos buscar a vitória”, afirmou. — AV




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;