Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 30 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Americano pede desculpas por ter derrubado Tornado britânico


Da AFP

25/03/2003 | 08:50


Um oficial americano pediu desculpas pessoalmente à esquadrilha da Royal Air Force que teve um caça-bombardeiro Tornado derrubado por um míssil Patriot americano, no que é chamado de fogo amigo.

O coronel Tim Glaeser, encarregado das baterias de mísseis Patriot que defendem o território do Kuwait, foi pessoalmente à base aérea de Ali Al Salem para se desculpar com o comandante da esquadrilha britânica, Simon Dobb, e transmitir suas condolências às famílias dos dois militares mortos no incidente.

"Sem querer prejulgar a investigação, nós resolvemos certas questões para obtermos garantias concretas para evitar a repetição de tais erros", declarou o comandante Dobb. "Os americanos fizeram uma reavaliação rápida e prudente das regras de operação dos Patriot. Posso garantir categoricamente à minha equipe que não há perigo de outra ação imprudente", afirmou.

O oficial garantiu que o incidente com o Tornado não abalou as relações entre as forças britânicas e americanas.

O Tornado foi abatido por uma bateria de mísseis Patriot encarregada de proteger a base de Ali Al Salem, no norte do Kuwait, de ataques de mísseis iraquianos. Segundo o comadante Dobb, o radar do Patriot confundiu o Tornado com um míssil inimigo devido a um problema de informática.

O avião integrava um grupo de caças-bombardeiros que havia decolado de Al Salem na noite de sábado, para atacar instalações de radar na região de Bagdá, e retornava à base.

O primeiro Tornado da esquadrilha viu o lançamento do míssil e conseguiu evitá-lo. O piloto Derek Watson enviou imediatamente uma mensagem pelo rádio alertando os companheiros, mas o segundo Tornado não teve tempo de escapar.

Apesar do incidente, as missões dos Tornados contra Bagdá prosseguem tanto de dia como à noite.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;