Política Titulo 1ª sessão
CPI do Lixo define comando, mas barra convocações

Juarez será relator e Eliezer fica de vice; oposição tenta chamar Tarcisio, porém, pedido é rejeitado

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
16/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A primeira sessão da CPI do Lixo em São Bernardo aconteceu ontem e marcou a escolha dos cargos-chaves e também a rejeição de requerimentos, apresentados pelo vereador Julinho Fuzari (PPS), que convocariam Maurício Cardozo, diretor de limpeza urbana da Secretaria de Serviços Urbanos no governo Luiz Marinho (PT), e do ex-secretário de Serviços Urbanos e candidato derrotado a prefeito pelo PT em 2016, Tarcisio Secoli.

A justificativa para a recusa de convocações no início da comissão foi a de que o contrato será analisado por todos os integrantes do colegiado e somente após esse processo é que será decidida a agenda de depoimentos.

A relatoria da CPI ficou com o vereador Juarez Tudo Azul (PSDB), conforme antecipou o Diário. Ele garantiu a investigação do contrato da PPP (Parceria Público-Privada). “Não há necessidade de convocar os responsáveis agora. Vamos primeiramente ter conhecimento de tudo o que diz o contrato. Mas todas as pessoas relacionadas ao assunto serão convocadas”, ponderou.

O posto de vice-presidente da CPI ficou com o vereador Eliezer Mendes (PTN), também da base do prefeito Orlando Morando (PSDB).

O processo de escolha dos integrantes da comissão não agradou Julinho Fuzari, que se coloca na oposição ao governo. “Coloquei meu nome para ser relator, até pela experiência que tive na CPI do Imasf (realizada em 2016). No entanto vejo com estranheza o fato de o PT (o indicado do partido na comissão é Toninho da Lanchonete) ter votado a favor do PSDB na indicação (de Juarez e Eliezer) e contra os meus requerimentos. Os trabalhos começam mal”, criticou.

Julinho destacou também que pretende apresentar um relatório paralelo aos trabalhos que serão conduzidos pela CPI. “Farei diligências, andarei muito e irei atrás dos contratos. O resultado do trabalho que pretendo conduzir pode ser enviado ao Ministério Público”, completou.

A segunda reunião da comissão ocorrerá no dia 8 de março, devido ao feriado de Carnaval. Os depoimentos e deliberações da CPI serão realizados às quartas-feiras, logo após a sessão da Câmara.

Os trabalhos do colegiado dependerão do quórum mínimo de sete parlamentares por sessão e a aprovação dos temas ocorrerá por maioria simples.

Vereadores recebem artesãos da Praça Lauro Gomes

Cerca de 15 artesãos que comercializavam produtos na Praça Lauro Gomes, no Centro de São Bernardo, realizaram protesto durante a sessão da Câmara, ontem.

A comissão foi recebida por um grupo de 12 vereadores, que ouviu as demandas apresentadas e prometeu encaminhar os pedidos ao governo municipal.

As principais reclamações dos comerciantes foi quanto à realocação para outros espaços do município e também em relação à legalização. “O remanejamento ainda não foi feito e temos dúvidas a respeito da legalidade da nossa atuação. Estamos sem trabalhar enquanto isso”, afirmou a artesã Andressa Souza Rosário.

Foi apontado pelos artesãos o pagamento de uma taxa de R$ 130 mensais, cobrada pela Associação dos Artistas e Artesãos. A retirada dos 64 comerciantes teve início na segunda-feira, já que a praça passará por obras de reforma e revitalização.

OUTRO LADO
A Prefeitura de São Bernardo informou, por meio de nota, que todos os comerciantes que estavam na praça serão chamados para diálogo com o Executivo.

Segundo a administração, o local estava em condições precárias de uso, com bancos danificados, falta de limpeza, mato alto e focos de proliferação do mosquito da dengue.

Os artesãos que comprovarem o trabalho com a atividade serão realocados para espaço anexo à Praça Lauro Gomes e aqueles que não se encaixarem no padrão precisarão fazer o cadastro de ambulantes na cidade, por meio da Rede Fácil.

A gestão de Orlando Morando (PSDB) afirmou ainda que “foi identificado um agenciador que cobrava de ambulantes taxas para utilização no interior da praça”. “Ele, inclusive, abria e fechava o portão de acesso da praça. Esta situação foi informada pelos próprios ambulantes. Isto já é alvo de apuração por parte do Ministério Público.”

A Prefeitura informou também que os serviços de limpeza e manutenção da praça já começaram e no fim de semana o espaço receberá shows e atividades culturais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;