Cultura & Lazer Titulo TV
Década de 1980: legal pacas

Canal Viva traz de volta os destaques da cultura
da época em especial que estreia no mês de janeiro

Por Marcela Munhoz
28/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Venhamos e convenhamos: os anos 1980 foram marcados pelos exageros. Aqui se lê ombreiras gigantescas, franjas armadas, expressões escalafobéticas, cores de doer os olhos e enorme produção cultural em todas as áreas. Muitos podem não concordar com a total qualidade do que foi criado, mas que a geração de artistas de mais de 30 anos atrás deixou uma marca, isso deixou.

Para celebrar a fase dos que arrebentaram a boca do balão na época, o canal Viva decidiu transmitir a série Os Anos 80 Estão de Volta. Com direção-geral de Darcy Bürger, e direção e roteiro de Guilherme Bryan, o especial de 11 episódios passa a entrar na grade de programação a partir de 8 de janeiro. Serão dois episódios seguidos aos sábados e domingos, a partir das 18h.

“É série em que discorremos sobre todos os pontos interessantes da década. Na minha opinião, é geração que deixou um legado enorme para o futuro. É puramente afetiva, me vi nela totalmente nela”, declara Darcy, em depoimento durante a gravação do programa. O produtor e diretor morreu em agosto de 2016.

Para falar sobre tudo o que fez a cabeça da rapaziada e da moçada dos anos 1980, foram colhidos depoimentos de nomes como Byafra, Dado Villa-Lobos, Elke Maravilha (1945-2016), Evandro Mesquita, Kadu Moliterno, Kid Vinil, Kiko Zambianchi, Léo Jaime, Marcelo Tas, Michael Sullivan, Miguel Falabella, Nelson Motta, Pedro Cardoso e Sandra de Sá.

O programa relembra fatos como o primeiro Rock in Rio, a importância da Discoteca do Chacrinha, o humor politicamente incorreto de TV Pirata e Armação Ilimitada, o sucesso das músicas feitas para crianças e adolescentes, os clipes lançados no Fantástico, o aparecimento do punk, o movimento das Diretas Já, a relevância de Abelardo Barbosa, entre outros temas. “Acho que os anos 1980 foram essenciais nessa tomada da juventude de acesso à gravadora, aos teatros. A sair do underground”, comenta Evandro Mesquita durante a atração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;