Setecidades Titulo Unidades de Saúde
Cidades ganham prazo maior para informatizar unidades de Saúde

Sto.André, Diadema, Ribeirão e Rio Grande
ainda correm risco de perder a verba federal

Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
15/12/2016 | 07:22
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os quatro municípios do Grande ABC que ainda não conseguiram implantar sistema eletrônico de prontuários nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – Santo André, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – atenderam prazo dado pelo Ministério da Saúde e justificaram a falha até o dia 10. Apesar de as administrações terem se posicionado, os municípios ainda correm risco de perder repasse de verba da União para custeio da Atenção Básica.

Conforme balanço divulgado ontem pelo governo federal, as explicações dadas pelos municípios serão analisadas pelo Ministério da Saúde para que sejam elaborados planos de ação com prazo máximo de seis meses para implementação do sistema eletrônico. A União ressaltou que “a justificativa não isenta o município de implantar o sistema, tampouco garante a manutenção do repasse”.

Santo André destacou que a previsão é de que o prontuário eletrônico seja implantado no próximo ano. Entretanto, não há estimativa de custo da melhoria, já que “a Secretaria de Saúde realiza o levantamento da necessidade de equipamentos, rede lógica e banda larga para implementação do sistema. A partir do relatório, o departamento de informática da Prefeitura fará a estimativa do valor.”

Uma das situações mais críticas é a de Ribeirão Pires. Nenhuma das dez unidades de Saúde do município possui o sistema. Segundo o Paço, a expectativa era a de que sete equipamentos públicos recebessem a instalação do software nesta semana, no entanto, houve “problema de incompatibilidade com o sistema biométrico”. Conforme o município, o “setor responsável está providenciando novo equipamento para finalizar a instalação.”

Diadema e Rio Grande da Serra não se pronunciaram sobre o tema até o fechamento desta edição. As demais cidades já estão adequadas.

Em todo o País, 84,9% das justificativas para atraso na implantação do sistema eletrônico estão relacionadas à insuficiência de equipamentos, outras 73,9% das explicações afirmam dificuldade com a conectividade, 75% dos problemas estão ligados à baixa qualificação ao uso do prontuário eletrônico.

A expectativa do ministro da Saúde, Ricardo Barros, é a de que praticamente todas as UBSs estejam conectadas à tecnologia até maio de 2017. Atualmente, apenas 57,5% da população é coberta pela tecnologia. (Colaborou Vanessa de Oliveira) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;