Nacional Titulo
Índios e Funai discutem posse das terras ocupadas pela Aracruz
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/12/2006 | 13:41
Compartilhar notícia


Uma comissão formada por sete índios Tupinikim e Guarani reúne-se nesta segunda-feira com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, para discutir uma estratégia de demarcação das terras Comboios e Tupiniquim. O processo está em análise no Ministério da Justiça.

Cerca de 200 índios ocuparam na semana passada o porto da empresa Aracruz, no Espírito Santo, para reivindicar a posse de terras utilizadas pela multinacional. Após negociação com o governo, eles decidiram deixar o local.

Um parecer jurídico elaborado pela Funai reconhece que uma região de 11 mil hectares ocupada por plantações de eucaliptos da Aracruz são terras indígenas. Os estudos são contestados pela multinacional.

De acordo com o Ministério da Justiça, os índios Tupinikim e Guarani terão a posse das terras disputadas com a empresa de celulose Aracruz até o fim do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;