Nacional Titulo
Ossos humanos com mais de mil anos são descobertos em Goiás
Do Diário OnLine
29/05/2001 | 14:52
Compartilhar notícia


Um conjunto de ossos e peças de uso doméstico de uma tribo indígena pré-histórica, habitantes da região central do país há mais de mil anos, foi encontrado em Goiânia. O professor Altair Sales Barbosa, arqueólogo do Instituto de Trópico Subúmido (ITS) da Universidade Católica de Goiás (UCG), confirmou a descoberta da tribo, denominada Aratú.

Fragmentos de ossos das pernas, braços e alguns dentes de um esqueleto humano, adulto e do sexo masculino foram encontrados dentro de uma urna funerária. Além disso, foram descobertos um machado de pedra polida, parte de um cachimbo e um cavador manual, que estavam enterrados no bairro Vale dos Sonhos, formado por 850 barracões a oito quilômetros do centro.

Segundo o professor, a descoberta aconteceu por acaso, quando um rapaz cavava uma cisterna. Barbosa disse que o morador Renato Pereira, 21 anos, não sabia do que se tratava e chamou a Polícia Militar, que não isolou a área e pisoteou parte das peças.

O professor, que considerou a descoberta muito importante, enviou uma equipe de oito técnicos da UCG para o local. O material recolhido (carvão vegetal) será enviado para datação arqueológica no Smithsonian Institution, nos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;