Memória Titulo MEMÓRIA
As Constituições brasileiras passadas a limpo
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“A Constituição, pela definição mais simples, é a lei maior, ou a lei das leis, que comanda os destinos de uma nação, estabelece o regime de governo, os poderes do Estado e os direitos e deveres do cidadão.”
Cf. Virgínia Pezzolo, A História das Constituições, Diário, 2-11-1986.

Na história da imprensa do Grande ABC, a presença da jornalista Virgínia Pezzolo. Andreense, Virgínia fez carreira no antigo O Repórter, um jornal muito bom que circulou quase que no mesmo período que o News Seller, antecessor do Diário – e cuja coleção muito ajudaria na construção da memória regional. Virgínia era a editora-chefe de O Repórter, que nada tem a ver com os títulos homônimos atuais – aquele, infelizmente, foi extinto há muitos anos.

Num segundo momento, Virgínia Pezzolo atuou no Diário, produzindo, em especial, artigos de fôlego sobre questões nacionais e internacionais, mas vários também de natureza regional. Também foi destacada para redigir editoriais, aqui em revezamento com o editor-chefe e diretor, Fausto Polesi.

Entre os artigos de Virgínia no Diário, um dos destaques foi uma série sobre as Constituições brasileiras, publicada em novembro de 1986, quando o Brasil se preparava para eleger os deputados que escreveriam a atual Constituição.

A série foi de um fôlego só. Sete artigos, de 2 a 9 de novembro, ocupando praticamente páginas inteiras. Linguagem que consegue até hoje unir o jornalismo interpretativo, o viés educacional, a face didática de uma matéria para todos os entendimentos.

Simples demais dizer que Virgínia tiraria 10 em qualquer vestibular – se houvesse um prêmio específico, Virginia seria a primeira colocada em qualquer concurso literário e jornalístico entre os profissionais da imprensa e literatura. Uma série que continua atualíssima, três décadas depois, daí porque Memória faz questão de publicar os sete títulos e a data da publicação – estudantes, pesquisadores, procurem ler o que Virginia Pezzolo escreveu.

SÉRIE EXEMPLAR

1 – Domingo, 2-11-1986 – História das Constituições e a força dos poderes.

2 – Terça-feira, 4-11-1986 – Fortalecimento da República e dos Estados em 1891.

3 – Quarta-feira, 5-11-1986 – Direito social, a marca da Constituição de 1934.

4 – Quinta-feira, 6-11-1986 – Ideias fascistas predominam na Carta de 1937.

5 – Sexta-feira, 7-11-1986 – O espírito liberal de 1946 é ineficiente na prática.

6 – Sábado, 8-11-1986 – A arbitrária e centralizadora Constituição de 1967.

7 – Domingo, 9-11-1986 – A face da próxima Constituição ainda é um enigma.

NOTAS DA AUTORA

1 – A Constituição a ser elaborada pela Assembleia Nacional Constituinte que será eleita em 15-11-1986 será a sétima, pois a que vigorava em 1986 era a Emenda Constitucional de 1969 que, embora tenha praticamente revogado a Constituição de 1967, não pode ser chamada de Constituição.

2 – Ninguém tem dúvida de que a situação em que vive o País hoje é completamente diferente daquela em que foram votadas as outras Constituições e isso serve de alento, pois a população, mais do que nunca, está atenta.

ILUSTRAÇÕES

A série de sete artigos sobre as Constituições brasileiras produzida por Virgínia Pezzolo teve a ilustração de três feras das artes gráficas do Grande ABC: Adelmo, Luiz Gustavo e Pathè.

Hoje publicamos uma das ilustrações. As outras publicaremos proximamente, e individualmente, como forma de valorizar os trabalhos destes verdadeiros artistas – trabalhos perpetuados nas páginas do Diário e recuperados por Memória.


Diário há 30 anos


Domingo, 9 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6286

Manchete – Comércio e indústria confirmam Natal sem mercadorias</CF>

Política – Sete ex-prefeitos disputam eleições legislativas, em pleito marcado para 15 de novembro.

À Câmara Federal Constituinte: Aarão Teixeira (Rio Grande da Serra), Lincoln Grillo (Santo André), Luiz Carlos Grecco (Ribeirão Pires), Raimundo da Cunha Leite (São Caetano) e Tito Costa (São Bernardo).

À Assembleia Legislativa: Amaury Fioravanti (Mauá) e Geraldo Faria Rodrigues (São Bernardo).


Em 9 de novembro de...


1856 – Instalado, em São Paulo, o Seminário Episcopal, no bairro da Luz, pelo bispo dom Antonio Joaquim de Mello.

1901 – O ‘Marechal da Vitória’, Paulo Machado de Carvalho, nasce em São Paulo (São Paulo). Fundador da Rádio e da TV Record. Instalou na Vila Paulicéia, em São Bernardo, a torre de transmissão da sua emissora e, ao lado, construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

1911 – A escritora Dinah Silveira de Queiroz nasce em São Paulo (São Paulo). Romancista, contista e cronista.
1916 - O coronel Francisco Martins dos Santos, residente em Santos, visita Santo André.

A guerra. Do noticiário do <CF160>Estadão</CF>: afundamento do ‘Arabia’ no Mediterrâneo, navio americano torpedeado.

1956 – Criada a Auto-Viação ABC.

1976 – O cabeleireiro argentino Antonio Pititto, campeão mundial de corte de cabelos (em Paris, 1972), visita a Prefeitura de Santo André e é homenageado pelo prefeito Antonio Pezzolo.

A Pezzolo, Pititto deixa um conselho: “Pentear os cabelos apenas quando secos, nunca após o banho. Assim o penteado fica bem armado e mais firme”.


Municípios Brasileiros


Celebram seus aniversários em 9 de novembro:
No Rio Grande do Norte, Goianinha.
No Paraná, Ibaiti, Palmeira, Porto Amazonas e Quatro Barras.

Em Goiás, Itaberaí e Pires do Rio.
Em Alagoas, Jacaré dos Homens.
No Piauí, Landri Sales.
Na Bahia, Vitória da Conquista.

Santos do Dia

Orestes. Viveu no século 4. Religioso e mártir. Seu nome significa ‘Homem da Montanha’.
Jorge Napper

Hoje a Igreja celebra a festa da sua igreja-mãe, a basílica do Santíssimo Salvador ou de São João de Latrão, em Roma. É o templo católico mais antigo do mundo. Foi construído entre os anos 311 e 314. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;