Esportes Titulo Série A-2
Pênaltis mantêm o
jejum do S.Caetano

Azulão joga bem e fica duas vezes à frente no placar,
porém permite o empate do Mirassol no final da partida

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
12/03/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


O São Caetano jogou bem, dominou quase toda a partida, mas dois pênaltis a favor do Mirassol, ontem à noite, no Estádio Anacleto Campanella, mantiveram o jejum de vitória, agora de seis jogos, da equipe da região no Campeonato Paulista. Os 2 a 2 foram injustos para o Azulão, que acabou aceitando a pressão adversária em momentos cruciais. Os meias Marcelo Costa e Xuxa foram os autores dos gols.

Com o resultado, o Azulão ficou em 12º lugar, com 15 pontos, três abaixo do Mirassol, décimo. O duelo ainda marcou as vaias e faixas de protesto da torcida contra o meia Aílton.

Ciente da necessidade da vitória, o São Caetano começou a partida tocando bem a bola no meio-campo, povoado com cinco jogadores, sendo que somente o meia Isael jogou mais avançado junto, com o atacante Geovane.

E o esquema do técnico Márcio Araújo, que fez mistério durante toda a semana sobre a escalação e fechou os treinos para a imprensa, deu certo porque o Mirassol teve enorme dificuldade para criar jogadas.

Logo aos quatro minutos, Anselmo cruzou na área e Dezinho quase anotou contra. Pouco depois, Anselmo teve outra oportunidade ao arriscar de longe, mas o goleiro Fernando Leal fez importante intervenção.

Do outro lado, o técnico Ivan Baitello, que trabalhou durante cinco anos no Azulão, não conseguiu no primeiro tempo arrumar a equipe de Mirassol.

A única saída encontrada pelos visitantes foi partir para jogadas individuais. Assim, criou boa chance aos 26 minutos, quando Alex Silva arriscou e Luiz defendeu.

Mas foi muito pouco e o São Caetano, que atuava bem melhor, abriu o placar. Aos 37 minutos, Ailton passou para Geovane, que deu leve toque de calcanhar para Marcelo Costa. O meia invadiu a área, driblou o goleiro e marcou fez o gol.

A vantagem no fim do primeiro tempo poderia ser maior. Em bela jogada pela esquerda, Geovane passou pela marcação e cruzou. Marcelo Costa apareceu na área e desviou fraco para defesa do goleiro.

O segundo tempo começou com o Mirassol, que voltou com o atacante Victor Dourado no lugar do volante Sérgio Manoel, pressionando e o Azulão não suportou.

No primeiro minuto, William Simões chutou da entrada da área e acertou a rede do lado de fora. Pouco depois, o próprio lateral-esquerdo foi derrubado por Marcone na área e o juiz assinalou pênalti. Xuxa cobrou e deixou tudo igual, aos três minutos.

O empate não abalou o São Caetano, que voltou a dominar o jogo. Aos cinco, Geovane recebeu, passou pela marcação e chutou da entrada da área para fora. O gol, porém, veio três minutos depois. Ailton passou para Isael, que cruzou. Marcelo Costa, apareceu livre e concluiu. Só que o Azulão foi castigado aos 45 minutos, Augusto Recife derrubou Henrique Dias na área e o árbitro assinalou outro pênalti, convertido por Xuxa, que colocou números finais ao jogo.

Márcio Araújo pede pensamento positivo

São seis jogos sem vencer - quatro empates e duas derrotas -, mas há pontos positivos no São Caetano que podem ser absorvidos pelos jogadores. Essa é opinião do técnico e filósofo Márcio Araújo. Para o comandante, no Brasil há o costume de se observar tudo pelo lado negativo.

"Claro que poderíamos ter vencido e hoje estarmos com 17 pontos. Mas somamos um e subimos uma posição. E isso é importante", destacou. "Precisamos incentivar mais as pessoas, e elas vão render mais. Não basta criticar. Precisamos falar para nossas crianças darem moral, aplaudirem. É preciso incentivar nosso País a ser mais alegre", filosofou.

Segundo Márcio Araújo, foi esse o método que adotou com elenco após mais um jogo sem vitória. "Eu fui ao vestiário e não cobrei. O momento é de apoio. Terça-feira (amanhã), vou falar dos nossos erros."

Ele, inclusive, nem reclamar da arbitragem de Guilherme Cereta, que assinlou dois pênaltis duvidosos. "Todo mundo erra, ele (o juiz) erra como eu também posso errar", justificou.

Porém, o meia Marcelo Costa, que marcou dois gols, criticou o árbitro. "Acredito que saímos prejudicados porque o primeiro não foi pênalti", opinou.

Artilheiro do time com sete gols, ele não esperava essa eficiência no Estadual, mas lamentou a má fase da equipe. "Busco sempre melhor para o time, mas é uma pena que os resultados não aconteçam", disse.

Agora, o São Caetano volta a campo sábado contra o Ituano, fora de casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;