Setecidades Titulo Proteção à mulher
DDM de Sto.André inicia programa com agressores
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
22/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Santo André deu início ao programa Homens Sim, Conscientes Também, nesta semana. A unidade é a primeira da Região Metropolitana a atender determinação do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) para que a ação, iniciada na DDM de Diadema, há três anos, seja instalada em todas as unidades destinadas às mulheres.

Conforme a delegada titular de Santo André, Adrianne Mayer Bontempi, o intuito é que cerca de 120 homens sejam atendidos até o fim de 2017. “Vou escolher os participantes conforme análise dos boletins de ocorrência registrados na delegacia. Em geral, serão autores de ameaça, injúria e lesão corporal. Crimes mais graves, como estupro e feminicídio não são considerados”, afirmou.

O primeiro grupo do projeto, que tem 20 participantes, está no segundo encontro, do total de cinco. São abordados por palestrantes voluntários, que vão desde assistente social, delegados e psicólogo, temas como machismo e mediação de conflito. “Na verdade, é uma desconstrução da cultura do machismo e do modelo de como a sociedade formou aquele indivíduo. Discutimos muito sobre a cobrança do papel do homem e da questão da violência para mostrar a força.”

A ideia é que o programa impacte diretamente nos casos de violência doméstica, que correspondem a 70% das ocorrências registradas na unidade. A média mensal é de 160 boletins, sem contar os atendimentos.

Como o processo é pré-processual, não vai impactar na redução de penas. “Ele é convidado a participar dos encontros, o que deve ser feita de forma voluntária. No final, entregamos certificado, que também é anexado ao inquérito policial. O documento é considerado como bom antecedente, já que significa que o então agressor estava disposto a mudar”, explicou a delegada.

“Eu tinha como projeto pessoal trabalhar com os homens, porque acho importante que sejam incluídos nas discussões. Com esse pedido do Demacro, fui a primeira a aderir”, completou.

Em Diadema, o projeto foi implantado pela delegada titular da unidade Renata Lima de Andrade Cruppi, há três anos, sendo que o primeiro foi em fase experimental. Para mediar as palestras, há parceria com a Prefeitura. No total, já passaram pelos encontros pelo menos 150 homens.

Na região, também há unidades da DDM em São Bernardo e Mauá. O Demacro não deu previsão para que as delegacias iniciem a ação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;