Internacional Titulo
Gripe das aves volta a matar na Indonésia
Por Da AFP
07/05/2007 | 14:41
Compartilhar notícia


A gripe das aves matou uma mulher na Indonésia, elevando o número de mortos no país mais atingido pelo vírus mortal H5N1 para 75. A informação é de um funcionário do Ministério da Saúde.

O funcionário identificado como Suhardaningrum, do centro de informação nacional sobre a gripe aviária disse que duas séries de testes confirmaram que a mulher, de 29 anos, estava infectada com a cepa H5N1 do vírus.

A mulher deu entrada ao Hospital Internacional de Medan, no norte de Sumatra, em 1º de maio e morreu dois dias depois.

"Há uma nova vítima da gripe das aves e é uma mulher a 75ª pessoa a morrer" da doença, disse Suhardaningrum.

Ainda não está claro como a mulher contraiu o vírus, já que ela não teve qualquer contato com aves doentes.

O último caso ocorre em um momento em que a Indonésia se encontra em meio a uma disputa com a Organização Mundial da Saúde sobre os atrasos a retomada de compartilhamento de amostras de gripe das aves com a organização da ONY.

Em março, a Indonésia concordou em fazer uma retomada imediata, depois de alcançar um acordo marco em conversas internacionais com a OMS (Organização Mundial da Saúde) para desenvolver um novo mecanismo no compartilhamento de amostras.

Mas mais de quatro semanas depois, as amostras ainda não foram enviadas.

O ministro da Saúde Siti Fadilah Supari disse que a Indonésia não retomaria a partilha de amostras com vistas a combater a doença mortal até receber certas garantias por escrito.

A Indonésia parou de enviar as amostras em dezembro, preocupada de que empresas farmacêuticas as usassem para desenvolver vacinas caras além dos orçamentos dos países mais pobres.

Segundo o acordo de março, a Indonésia quer uma garantia por escrito de que as firmas precisarão de permissão de um país para ter acesso a suas amostras de vírus.

O governo indonésio esperava erradicar as infecções humanas este ano. Na tentativa de deter a disseminação do vírus, as autoridades da capital Jacarta, uma das áreas mais atingidas, baniram a prática popular de criar aves nos quintais.

A OMS diz que a cepa H5N1 da gripe aviária infectou pelo menos 282 pessoas e matou cerca de 170, a maioria no sudeste asiático, desde o fim de 2003.

Os cientistas se preocupam de que o vírus possa sofrer uma mutação para uma forma facilmente transmissível entre humanos, levando a uma pandemia global com potencial para matar milhões de pessoas.

O medo se baseia nas lições de pandemias de influenza passadas. Em 1918, uma pandemia de gripe logo após o fim da II Guerra Mundial, matou 20 milhões de pessoas em todo o mundo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;