Memória Titulo Autonomistas
Autonomistas. Vozes que ficaram
Ademir Medici
15/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A importância da gravação, da fotografia, da publicação. Ontem focalizamos os sete líderes autonomistas reunidos em 1986 no Museu Municipal de São Caetano. Hoje começamos a relembrar a fala de cada um deles e lemos na reportagem que o Diário publicou em 24-10-1986 a seguinte observação: “As fitas com as duas horas de gravação dos depoimentos dos autonomistas ficarão arquivadas no Museu Municipal de São Caetano”.

Vejam na Memória de hoje, na seção Nas Ondas do Rádio, o que o jornalista Milton Parron escreve: “Os milagres da alta tecnologia”. Com esses milagres, Parron – pessoa física, praticamente sem apoio nenhum – tem recuperado antigas gravações de entrevistas que fez ao longo de uma carreira de 55 anos no rádio. Que a Fundação Pró-Memória – entidade jurídica, com o apoio sempre presente do poder público e da sociedade local – siga os passos do Parron e recupere as vozes que gravamos 30 anos atrás.

 

Nasce o Príncipe dos Novos Municípios

Disse João Dal’Mas, na mesa-redonda de 1986, quando estava com 73 anos:

A ideia da emancipação nasceu em 1927, no primeiro movimento autonomista, que fracassou em 1928. O ideal era grande em 1946. São Caetano não recebia dos poderes públicos de Santo André os cuidados necessários. Outro aspecto importante foi o rebaixamento sofrido por São Caetano, em 1944, para 2º Subdistrito, o que provocou verdadeiro clamor público na cidade.

Ponto importante no movimento foi a fundação do <CF160>Jornal de São Caetano</CF>, que defendia os ideais da emancipação. O jornal foi fundado pelo Mario Porfírio Rodrigues, Luiz Rodrigues Neto, o falecido Walter Thomé, meu irmão Mário Dal’Mas e Ítalo Dal’Mas. O Jornal de São Caetano iniciou, num mesmo dia, dois movimentos: o emancipacionista e a fundação do Hospital São Caetano.

A Lei Orgânica dos Municípios, que estava nascendo, facultava aos territórios dos municípios que preenchessem determinadas formalidades legais, a possibilidade de se emancipar. São Caetano se fez presente e na ocasião foi o território que preenchia com mais propriedade as exigências: renda, população, entre outras. Por causa disso a cidade ganhou o título de o ‘Príncipe dos Novos Municípios’.

continua

 

Homenagem aos 95 líderes autonomistas de São Caetano

Iniciativa: Gama, Grupo dos Amigos da Autonomia de São Caetano.

Data: hoje, sábado dia 15, às 10h.

Local: Auditório da Universidade Municipal de São Caetano, campus Barcelona

Endereço: Av. Goiás, 3.400 – São Caetano

Mario Porfirio Rodrigues, presidente emérito

Francisco Antonio Soelti, presidente

 

Jubileu de Fátima

Festa na Vila Marlene, em São Bernardo, pelos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Hoje, sexto dia do tríduo.

Missas às 12h, 15h e 19h.

A Matriz de Vila Marlene fica entre a Avenida Kennedy e o km 18 da Via Anchieta.

 

Hoje

Dia do Professor. Criado pelo decreto 52.682, de 14-10-1963. Marca a data do decreto do imperador Pedro I que emitiu, em 15-10-1827, o decreto que legisla sobre o ensino das primeiras letras no Brasil. O decreto mandava criar escolas de primeiras letras em todo o País.

 

Em 15 de outubro de …
1916 – Ribeirão Pires realiza, excepcionalmente, a Festa de São José, que este ano não foi realizada em 19 de março. Relata o correspondente do Estadão:

Ao despontar do dia a nossa população foi despertada por uma salva de 21 tiros e alvorada pela banda musical X de Bersaglieri, da Capital.

A festa revestiu-se de grande brilhantismo, sendo todos os atos muito concorridos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a campanha dos submarinos e a navegação dos países neutros.

1936 – Nasce o União Lira Serrano, em Paranapiacaba, resultado da fusão de dois clubes locais: Sociedade Recreativa Lira da Serra e Serrano Atlético Clube, ambos de 1903.

 

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 15 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6264

Manchete – Sarney (presidente da República) descarta aumento de impostos

Data – Dia do Professor é comemorado mais com discussões do que com homenagens. Lutava-se pelo piso salarial da categoria.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 15 de outubro:

Em Minas Gerais, Alfenas e Boa Esperança.

No Pará, Bennach.

No Ceará, Caucaia.

No Rio Grande do Norte, Currais Novos.

No Amazonas, Partintins.

No Espírito Santo, Santa Teresa.

Fonte: IBGE.


Município Paulista
Ilha Solteira. Elevado a município em 1991, quando se separa de Pereira Barreto.

 

Santos do Dia
Santa Teresa D’Avila, a Teresa de Jesus (Ávila, Espanha, 1515-1582). Reformadora e doutora da Igreja. Da sua obra: O Caminho da Perfeição, Pensamentos Sobre o Amor de Deus e O Castelo Interior. Considerada a Padroeira dos Professores.

Eutímio

Tecla de Kitzingen

 

Nas Ondas do Rádio
Viagem no tempo –</CF> Internet: www.viagemnotempo.net.Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) –Causas nobres. Homenagem ao Dia do Professor, com a presença dos professores Suely Panov, Alexandre Panov Momesso e Ricardo Panov Momesso. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Duas antigas entrevistas que Milton Parron fez com César de Alencar e Emilinha Borba ganham uma nova sonoplastia. Parron explica:

Aproveitando os milagres que alta tecnologia disponibilizada, fizemos uma montagem de forma a trazer para o ouvinte a ambientação do programa de auditório mais famoso do rádio brasileiro.

César de Alencar apresentava o programa aos sábados à tarde pela Nacional do Rio de Janeiro, cuja estrela permanente era Emilinha Borba.

Para fechar o programa, Manoel Ferreira e sua mulher, Ruth Amaral. O Manoel, grande compositor carnavalesco, faleceu neste ano em maio, aos 86 anos de idade, então vale como uma homenagem à sua memória. Ele e a Ruth vão falar de duas composições carnavalescas do Manoel, de enorme sucesso: Como Vai, Como Vai, gravada para o Carnaval de 1956 por Arrelia e Pimentinha e, de 1969, o Transplante Corintiano, gravada por Sílvio Santos.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). E uma homenagem do ouvinte Miguel Barbosa Lopes, de São Bernardo, parte 3: “Apresentado aos domingos, na Rádio ABC, o mais tradicional programa luso-brasileiro; transmitindo ao vivo: música e alegria, notícias pra mim e pra você. Tem também os colaboradores: Idalécio no desporto, Vitorino no noticiário de Portugal, Fátima, Arnaldo Nobre e patrocinadores”!

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;