Cultura & Lazer Titulo
Encontro une 'eixos' teatrais em São Paulo
04/11/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Começa nesta terça-feira mais uma edição do Próximo Ato no Itaú Cultural, evento que reúne teóricos e criadores, do Brasil e do exterior, para debater a atividade teatral, com entrada franca. Em sua 6ª edição, o Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo ganhou um novo formato, descentralizado: as reuniões começaram em agosto em Belo Horizonte, com representantes de 30 grupos da região Sudeste. Em setembro, foi a vez do Recife sediar um encontro de 40 grupos nordestinos e, no mês seguinte, 20 coletivos se reuniram em Porto Alegre. Assim, a programação que começa hoje em São Paulo, internacional, buscar continuidade.

Desde 2006 o Teatro de Grupo é tema do Próximo Ato, que tem curadoria de Antônio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem; de José Fernando Azevedo, diretor do Teatro de Narradores e da atriz e educadora Maria Tendlau.

Neste ano, todas as manhãs estão reservadas para reunião dos grupos que já participaram dos encontros regionais, agora chamados para São Paulo. "Esses encontros não estão abertos ao público, mas são muito importantes, é o momento em que grupos do Sul vão dialogar com os do Nordeste e do Sudeste", observa Antônio Araújo. Ressalte-se a presença do crítico Rodrigo Naves na abertura. "Suas idéias sobre a timidez formal nas artes plásticas inspiram o tema desta edição, Experiência e Forma", diz Araújo.

Outra presença importante é da pesquisadora cubana radicada no México Ileana Diéguez Caballero. "Ela conhece profundamente a cena teatral latino-americana contemporânea, a realização de grupos jovens, de linguagem ‘de ponta', mais investigativa", diz Araújo.

O espetáculo Lola, da diretora espanhola Marta Galán encerra o encontro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;