Setecidades Titulo
Paranapiacaba terá casamento comunitário
Por Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
02/03/2005 | 14:18
Compartilhar notícia


A romântica vila inglesa de Paranapiacaba foi o cenário escolhido para a cerimônia de um casamento comunitário, marcado para maio, o mês das noivas. A atividade fará parte da programação da Rede Andreense de Ação Social, uma parceria entre o Sesi (Serviço Social da Indústria) e a Prefeitura de Santo André. O endereço do casório coletivo é o Clube União Lyra Serrano, que no passado abrigou grandes festas e eventos e que recentemente passou por obras de restauração.

Ao todo, estão previstas três edições para a Ação Social neste ano. A primeira, porém, é a única que foi desmembrada em duas datas diferentes: 30 de abril, no Parque Andreense, e 7 de maio, na Vila de Paranapiacaba. A programação, que vai ser realizada em dois sábados consecutivos, vai atender aos moradores das duas regiões que, juntas, somam 7,5 mil pessoas.

O fato de a edição ser realizada em dois dias, de acordo com o prefeito João Avamileno (PT), se deve às características particulares das duas comunidades. “O Parque Andreense tem maior densidade demográfica se comparada a Paranapiacaba. Por esse motivo, a prestação de serviços estará concentrada no bairro. Mas o casamento comunitário vai ocorrer em Paranapiacaba, um lugar mais romântico e, portanto, mais propício para selar as uniões.”

Terça-feira de manhã, representantes das empresas parceiras do programa se encontraram com o prefeito Avamileno e com o diretor do Sesi, Sérgio Moretti. Todos receberam uma planilha com as necessidades das duas comunidades, elencadas pela Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense. A partir das exigências contidas na planilha é que os parceiros vão apresentar os serviços a serem oferecidos. Neste ano, cerca de 30 outros parceiros devem colaborar com a Rede Andreense de Ação Social. A atividade tem ainda apoio do Diário.

“A demanda, em si, não é muito grande. A estimativa é atender a cerca de 2 mil pessoas de cada região, sem contar moradores de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Todos poderão ser beneficiados pelas atividades gratuitas”, afirmou Sara Juarez Sales, secretária-adjunta da Subprefeitura.

Sara disse que a defasagem maior na região é por serviços de emissão de documentos, certidões de nascimento e realização de casamentos. “Muitos vão a cartórios de Ribeirão Pires e Rio Grande porque estão distantes de Santo André. É como se não se sentissem cidadãos andreenses.”

Segundo o prefeito Avamileno, outras duas Ações Sociais estão previstas para este ano, que provavelmente serão realizadas em julho e outubro. Porém datas e locais a serem beneficiados pelo programa ainda não foram definidos.

Além dos serviços de emissão de documentos e de casamento comunitário, a programação da Ação Social deve incluir cortes de cabelo gratuitos, oficinas culturais, bem como shows de música, entre outras atividades culturais e de lazer.

Em 2004, a Prefeitura e o Sesi promoveram duas edições da Rede Andreense na cidade, que juntas atenderam a mais de 200 mil pessoas. A primeira ocorreu em maio, no Jardim Santo Alberto. A segunda foi realizada em agosto, e beneficiou os bairros que ficam no entorno da estrada da Cata Preta.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;