Internacional Titulo
Atos de violência aumentam no País Basco
Por Do Diário do Grande ABC
17/09/2000 | 16:27
Compartilhar notícia


Desconhecidos incendiaram este domingo o carro de uma vereadora nacionalista basca em Gadálcano e lançaram coquetéis Molotov contra a residência de um vereador municipal do Partido Popular (PP) em Durango, informaram fontes da polícia autônoma basca.

Em Gadálcano, vários desconhecidos lançaram às 20h00 (hora de Brasília) deste sábado um artefato incendiário no interior do veículo de familiares da vereadora local do Eusko Alkartasuna (EA, nacionalistas moderados). O automóvel ficou completamente destruído.

Em Durango, outro grupo lançou coquetéis Molotov no início da madrugada contra a casa de um vereador do PP provocando importantes danos materiais.

Outro ataque teve lugar em Vitoria (Alava, norte) contra uma casa, só que este alvo aparentemente foi atacado por engano, segundo a polícia basca.

Uma concessionária da Citroen em Santurce (Vizcaya, norte) também foi alvo de bombas incendiárias durante a madrugada e dois carros ficaram destruídos.

Neste sábado, em Hernani (Guipuzcoa, norte), um vereador do Partido Socialista foi ferido a pedradas por separatistas radicais.

As açoes da guerrilha urbana sao comuns no País Basco espanhol e geralmente atribuídas à polícia por grupos de jovens separatistas radicais ligados ao ETA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;