Setecidades Titulo Concurso literário
Alunos citam água desperdiçada na agricultura

Estudantes destacaram importância do uso consciente do recurso hídrico no setor agrário

Nelson Donato
Especial para o Diário
26/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 O Brasil é conhecido no mundo por ser grande exportador de produtos agrícolas. Apesar do avanço tecnológico, a prática ainda demanda grande quantidade de água, que muitas vezes fica inutilizada por conta da contaminação proveniente do uso de agrotóxicos. As ressalvas sobre a utilização do recurso hídrico no setor agrário foram abordadas pelos alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Lauro Gomes, localizada em São Bernardo, durante o Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, que neste ano debate acerca do tema Águas Não Nasce na Torneira.

Embora o gasto de água nas lavouras seja em grandes proporções, para a aluna Tereza Cristina de Oliveira Lacerda, 15 anos, as campanhas de conscientização em nenhum momento destacaram o fato. “Na agricultura muita água é desperdiçada durante a irrigação. Outro agravante é que não podemos reutilizá-la, pois os produtos usados para combater as pragas contaminam a água.”

Já o aluno Gabriel Pereira Silva, 17, optou por fazer seu texto com elementos da comédia. “Gosto muito do Desafio de Redação, pois podemos fazer textos livres. Escrevi uma narrativa com a história de um menino que ouve relatos da avó sobre a água. Mas no final, ele revela que veio do futuro e que presenciou como é o mundo sem água.”

O Desafio de Redação tem apoio da Ecovias, Shopping Golden Square e Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André).

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;