Política Titulo
TSE convoca partidos para reunião sobre eleições
Por Do Diário OnLine
Com Agências
13/02/2004 | 08:38
Compartilhar notícia


O Tribunal Superior Eleitoral convocou representantes de todos os partidos para uma reunião, na próxima quinta-feira (dia 19), para que sejam discutidas as regras das eleições municipais do dia 3 de outubro.

Durante a audiência pública, o ministro Fernando Neves, relator das instruções para a eleição dos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, se reunirá com delegados dos partidos políticos, dos quais deverá receber sugestões por escrito sobre duas instruções (83 e 85) que devem ser aprovadas em breve pelo plenário da Corte.

Essas instruções estabelecem as regras sobre a auditoria das urnas eletrônicas, através da votação paralela, e tratam também da conferência dos dados e da assinatura digital dos programas das urnas. Segundo o site do TSE, a instrução 83 diz que caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais organizar, por amostragem, uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas, por meio de votação paralela.

No primeiro turno da eleição serão sorteadas, nos municípios e capitais, as seções das zonas eleitorais que serão auditadas no mesmo dia e horário da votação oficial. Os trabalhos da comissão de auditoria das urnas deverão ser acompanhados pelos fiscais dos partidos, representantes das coligações e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com a instrução 85, a conferência das assinaturas dos sistemas informatizados das eleições poderá ser acompanhada pelos representantes credenciados pelos partidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;