Internacional Titulo
Dalai Lama quer que tibetanos preservem cultura
Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 17:57
Compartilhar notícia


O Dalai Lama disse, neste domingo, que os tibetanos deviam responder ao ``genocídio cultural', que está sendo imposto pela China, preservando sua antiga cultura e sua espiritualidade.

Em uma conferência nesta cidade, o líder espiritual budista dos tibetanos disse que a única esperança que teriam para se libertar da ocupaçao da China era um aumento da pressao internacional sobre Pequim.

O discurso do Dalai Lama foi feito após o início de um festival de uma semana sobre o Tibet, com mostras de artes plásticas e de outras representaçoes culturais do país. "É nossa urgente responsabilidade a de preservar esta rica cultura antiga e esta espiritualidade' disse.

O Dalai Lama, que comanda uma luta pacífica de várias décadas contra a ocupaçao chinesa no Tibet, criticou a intençao de apresentar a cultura tibetana como parte da civilizaçao chinesa. Assinalou que a India foi o ``guru', o mestre, onde os tibetanos aprenderam a religiao budista e adotaram sua filosofia, medicina e espiritualidade. ``Na filosofia, Confúcio e o Taoísmo nao satisfazem a mente tibetana, assim preferimos a filosofia da India... Na poesia tibetana podem ser encontradas mençoes ao Ganges (rio sagrado para os indianos), mas nenhum poema menciona a Grande Muralha da China', disse.

A cada ano, cerca de 2500 tibetanos continuam fugindo de seu país para a India, onde o Dalai Lama estabeleceu um governo de exílio. Já vivem na India, cerca de 130 mil tibetanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;