Setecidades Titulo
Diadema inicia nesta segunda vacinação anti-rábica
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
31/07/2004 | 18:53
Compartilhar notícia


Começa nesta segunda-feira a campanha de vacinação anti-rábica em Diadema. A cidade será a primeira a fazer a imunização dos animais no Grande ABC. O Centro de Controle de Zoonoses espera vacinar cerca de 40 mil cães e gatos até o dia 29.

Nos bairros, a campanha de vacinação dos animais será realizada em 58 postos, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, de acordo com a Prefeitura. Nos finais de semana, a imunização vai ser na sede do Centro de Zoonoses (rua Ipoá, 40, no Jardim Inamar), aos sábados e domingos, das 8h às 12h. (veja quadro ao lado)

A intenção é expandir o índice de imunização no município, segundo a médica veterinária e diretora de Vigilância à Saúde, Ester Dainovskas. “Nossa meta é ultrapassar a recomendação do Instituto Pasteur, que é de 80% dos animais, e aplicar, no mínimo, 40 mil vacinas, cerca de 4 mil a mais do que aplicamos no ano passado”, disse.

A vacinação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-7710963 e 4057-7927, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Região – Cerca de 300 mil cães e gatos devem ser vacinados nos meses neste mês e em setembro em todo o Grande ABC. Os departamentos de vigilância epidemiológica das sete cidades esperam imunizar, na média, 85% do total de animais domésticos durante as campanhas de combate à raiva. A campanha anti-rábica em Santo André começa no próximo dia 9 e termina no dia 23.

Em São Bernardo, o início será no dia 16 e a vacinação vai até 8 de setembro. Serão, ao todo, 81 pontos de vacinação entre às 8h30 e 16h30. A Prefeitura espera vacinar 80% dos cães e gatos, de um total estimado de 91 mil animais. Isto significa cerca de 73 mil cães e gatos, 20% a mais em comparação com a campanha do ano passado, que imunizou 56 mil.

Mauá também espera aumentar a quantidade de vacinações neste ano. Entre os dias 9 e 3 de setembro, os 57 postos itinerantes e as seis clínicas veterinárias conveniadas devem imunizar 50 mil animais, 8 mil a mais que a campanha da anterior.

Em Ribeirão Pires, o lançamento da campanha será no dia 14, na praça Central, das 11h às 17h. A expectativa é de que sejam vacinados 19 mil cães e 3,4 mil gatos, em 49 postos, cerca de 85% da população animal. No ano passado, a campanha atendeu cerca de 15 mil caninos e felinos.

A vacinação em São Caetano começa no dia 9 e vai até o dia 21. Em Rio Grande da Serra, será somente no dia 11.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;