Nacional Titulo
Sindicato promete parar ônibus na segunda-feira
Do Diário do Grande ABC
28/01/2000 | 00:06
Compartilhar notícia


Parte dos 300 motoristas e cobradores de ônibus, reunidos em assembléia nesta quinta-feira, decidiram fazer greve por 24 horas, na segunda-feira. A paralisaçao será realizada nas garagens para exigir mais segurança e protestar contra o governador Mário Covas e o prefeito Celso Pitta, que nao tomaram providências para acabar com a violência dos perueiros.

A assembléia foi tumultuada. As tendências políticas do sindicato Articulaçao Sindical, Corrente Classista e Novo Mundo defendiam a proposta de se realizar a greve nas garagens a partir da zero hora, enquanto a Resgate queria que a paralisaçao começasse às 8h e fosse realizada na rua, paralisando o trânsito nos principais corredores da cidade para impedir a circulaçao das peruas de lotaçao.

A votaçao foi por aclamaçao e nao deixou claro qual a proposta vencedora. Em vez de fazer nova votaçao, o presidente do Sindicato dos Motoristas e Tralhadores em Transportes de Sao Paulo, Gregório Poço, da Corrente Classista, deu a vitória para a proposta de paralisaçao nas garagens, sob protestos dos integrantes da Resgate, que garantiam que houve empate. Este ano haverá eleiçoes para a escolha da nova diretoria do sindicato.

Poço argumentou que a greve nas garagens puniria também os empresários, pois seriam multados pela SPTrans já que nao colocariam a frota na rua e também nao receberiam o dinheiro dos passageiros, embora os trabalhadores também corressem o risco de ter o dia descontado.

Já os integrantes da Resgate diziam que a paralisaçao na rua a partir das 8 horas nao atingiria a maioria dos passageiros, que teria transporte para trabalhar, e impediria que os perueiros trabalhassem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;