Cultura & Lazer Titulo
Fábrica é palco de circo
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
06/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Uma fábrica de veículos também pode ser polo gerador de cultura. É o que mostra o projeto pioneiro Circo-Teatro Para Todos, idealizado pela Companhia Capadócia, que assume temporada no pátio da montadora Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo, a partir de terça-feira.

Foi inevitável conter as risadas durante a noite de pré-estreia, realizada anteontem. Embora a maioria fosse adulta, o público que lotou a arena (com capacidade para 300 pessoas) assistia ao espetáculo com olhos de criança. "Lembro que meu pai me levava ao circo quando eu era pequeno. Depois, nunca mais tive oportunidade. Eu me senti quase como uma criança", afirma o montador Ângelo Pinho.

A mesma sensação é compartilhada pelo supervisor de RH Clóvis Vicente Santos. "Relembrei os tempos em que o circo chegava à minha cidade, no Interior e nós ficávamos deslumbrados", declara.

O repertório de comédias, entre textos consagrados e autorais, será apresentado dentro do primeiro circo brasileiro sem estacas (peças de madeira fincadas no solo para alicerce). Com 12 m por 22 m (equivalente a uma quadra de basquete), a estrutura metálica pode ocupar espaços asfaltados, caso da Mercedes-Benz. "Sem estacas, nós ampliamos as possibilidades", afirma o ator e diretor artístico Wilson Vasconcelos.

Com sessões exclusivas para funcionários aos sábados e exibições destinadas aos alunos da rede municipal (de terça a sexta-feira, sempre às 10h e às 15h30), também abertas à comunidade caso entradas sejam reservadas, o projeto - apoiado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - busca a revalorização do circo-teatro no Brasil. "Queremos mostrar para todos que o circo-teatro também pode ser opção de cultura e lazer", revela Vasconcelos.

Para o ator, a arte transforma o público enquanto oferece senso crítico. "É o melhor modo de colocar questionamentos, antes inexistentes, e provocar temas", aponta. "Além da provocação, o circo-teatro tem a capacidade de sensibilizar. Dialoga com diferentes classes sociais sem a exigência de um precedente intelectual", acrescenta.

Circo-Teatro Para Todos - Circo-Teatro. No pátio da Mercedes-Benz do Brasil - Avenida Alfred Jurzykowski, 562, São Bernardo. Estreia no dia 10. De terça a sexta-feira, às 10h e às 15h30 (para os alunos da rede municipal e para a comunidade mediante reserva pelo telefone 2574-3525). Entrada franca. Até 1º de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;