Cultura & Lazer Titulo
Documentário sobre Glauber Rocha é destaque em Cannes
Da AFP
20/05/2004 | 13:41
Compartilhar notícia


Entre os destaques da programação de hoje do 57º Festival de Cinema está o documentário "Glauber, o filme - Labirinto do Brasil", do brasileiro Silvio Tendler, que será exibido esta noite em caráter "hors-concours" da seção oficial da mostra. A seção Cannes Classics, que este ano homenageia os 40 anos do Cinema Novo, exibirá nesta quinta-feira "Terra em Transe", de Glauber, e "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade.

Excessivo e taxativo em suas opções, Glauber Rocha é a maior figura desta corrente e marcou a história do cinema com filmes como "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

Em Cannes, o cineasta baiano foi consagrado três vezes: em 1967, com o prêmio da crítica internacional Fipresci por "Terra em Transe", em 1969, com o de melhor direção por "Antonio das Mortes", e, em 1977, com o prêmio especial do júri de curta-metragem por "Di Cavalcanti".

O filme de Tendler tem como ponto de partida o funeral do cineasta, no Rio de Janeiro, que deixou de luto toda a intelectualidade e o mundo artístico brasileiro, para remontar sua vida através dos depoimentos dos que o conheceram e trabalharam com ele.

Na mostra competitiva, um clima de mistério: o esperado filme "2046", do diretor chinês Wong Kar-Wai, que nem sequer o comitê de seleção viu terminado, ainda não tinha chegado, forçando a uma mudança no programa.

O outro filme em competição com exibição prevista para esta quinta é "Innocence", desenho animado do japonês Mamuro Oshii, baseado num clássico do mangá.

Até as primeiras horas desta tarde (hora local), Wong Kar-Wain ainda não tinha chegado, quanto à exibição do seu filme estava prevista para as 19h30 locais. A direção do festival anunciou quarta-feira a modificação de seu programa, cancelando a exibição para a imprensa nesta manhã e adiando para sexta-feira a coletiva do cineasta.

Fontes próximas à produtora informaram que faltam 20% da fita, que estão com o próprio diretor, que perdeu o avião em Xangai. Ou seja, o comitê de seleção não viu o filme terminado.

Nos corredores do festival todo mundo fazia as mesmas perguntas: "Veremos o filme?", "[O diretor] chegará a tempo?", "Está realmente terminado?"

Cabe destacar que a estréia de "2046" já era esperada no ano passado em Cannes e, depois, no Festival de Veneza, mas não chegou. E que o cineasta chinês é famoso pela qualidade de seus filmes, mas também por suas filmagens intermináveis. Em 2000, seu filme de sucesso "Amor à Flor da Pele" teve que ser apresentado inacabado neste mesmo festival.

A seção em homenagem ao Cinema Novo exibirá, ainda, "Bye Bye Brasil" (1979), de Cacá Diegues, "Vidas Secas" (1963), de Nelson Pereira dos Santos, e "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte, Palma de Ouro em 1962.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;