Esportes Titulo
São Bernardo constrói estádio de atletismo
Por Nilton Valentim
do Diário do Grande ABC
01/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Em um ano, São Bernardo espera entrar na rota das grandes competições nacionais e internacionais de atletismo. No sábado, com a participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, será lançado oficialmente o projeto de construção do estádio da cidade - no antigo Clube da Volks -, com início das obras na segunda-feira e previsão de entrega para 12 meses.

"Será um estádio padrão IAAF (sigla em inglês da Federação Internacional de Atletismo), não apenas para São Bernardo, mas a serviço dos grandes atletas do País. Nele poderemos receber competições, treinamentos e trabalhar na formação. Além de abrigar seleções, o local oferece espaço para que a população em geral possa praticar caminhada", empolga-se o secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, enquanto detalha a estrutura.

O projeto, desenvolvido de acordo com exigências da IAAF, prevê a construção de pista para corridas, saltos e lançamentos, arquibancada coberta para 5.000 pessoas e ainda espaço indoor com seis raias de 110m. "Será um conjunto importantíssimo, que em 2016, quando o Brasil receber os Jogos Olímpicos, nos colocará no circuito para a aclimatação dos atletas brasileiros e estrangeiros", projeta o secretário.

Para atender às exigências da IAAF, detalhes específicos tiveram de ser observados. Por exemplo, foram destinados 3.100 m à área de treinamentos, 150 m para os vestiários e mais 300 m para atendimento médico e realização de exames antidoping, além de espaço privilegiado para a imprensa.

O custo da obra está orçado em aproximadamente R$ 21,5 milhões. Deste montante, R$ 20,4 mi serão repassados pelo governo federal (por meio do Ministério do Esporte) e o restante será pago pela Prefeitura.

"Será um espaço nobre, sem igual no País e que eu espero inaugurar dia 20 de agosto de 2011 (data de aniversário de São Bernardo)", planeja o secretário de Esportes.

TORNEIO - Para marcar o lançamento das obras do estádio de atletismo, está programado para sábado, no local onde serão realizadas as obras, torneio para menores, envolvendo os alunos das escolinhas da cidade, com a participação de 250 miniatletas.

Centro Olímpico da Capital ganha pista de primeiro mundo

O atletismo nacional comemorou na sexta-feira a inauguração da nova pista do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), no Ibirapuera, em São Paulo. No local, além da formação de atletas, serão disputadas competições, já que o equipamento oferece o que há de melhor no planeta.

O piso, por exemplo, é confeccionado com o mesmo material do Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, onde foi realizado o Campeonato Mundial de 2009 e o jamaicano Usain Bolt bateu três recordes mundiais - 100 m (9s58) e 200 m (19s19), nas individuais, e no revezamento 4x100 m livre (37s10).

A pista tem medida oficial de 400 m de extensão e área total de 6.872,77 m quadrados, incluindo a pista de aquecimento e áreas duplicadas de saltos e arremessos.

O novo espaço é especialmente planejado para a prática de atletismo de alto rendimento. Conta com oito raias, cada uma com 1,22 m de largura, e tem certificação Classe 1, a maior dada pela IAAF.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;