Turismo Titulo
Roda SP na estrada
Por
18/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador Geraldo Alckmin apresentou na última semana o Roda SP, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Turismo para levar linhas turísticas com ônibus de dois andares, conhecidos como double-deckers, para diversas regiões do Estado em diferentes períodos do ano.

Para participar do programa, o turista teria que comprar um ingresso no valor de R$ 10, válido durante todo o dia para embarque e desembarque nos pontos de parada do ônibus. Durante a viagem, os passageiros poderiam escutar áudios em português, inglês e espanhol sobre a história e os atrativos da região.

Os primeiros roteiros experimentais do Roda SP começaram em julho na Serra da Mantiqueira: os ônibus levaram os turistas de Campos do Jordão gratuitamente para conhecer os principais pontos turísticos do município e de cidades vizinhas.

No início do mês os veículos estiveram no Vale do Ribeira, à disposição de mais de 200 mil turistas que visitaram Iguape para a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Depois o Roda SP segue para a Serra da Mantiqueira, contemplando Aparecida e outras cidades que não estavam nos roteiros da primeira edição. Em seguida, os ônibus vão atender os mais de 1 milhão de turistas na Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos.

 

COPA

O torcedor de São Paulo que quiser assistir às partidas da Copa de 2014 fora dos estádios terá algumas opções interessantes. Apesar de o Comitê Paulista ainda não ter decidido onde será erguida a Fan Fest, espaço oficial da Fifa para exposição de seus patrocinadores e convivência dos torcedores, já se trabalha com outras possibilidades de eventos de exibição pública. Estão cotados o Vale do Anhangabaú, o Parque do Carmo, o sambódromo, o Pacaembu, o autódromo de Interlagos, a Represa de Guarapiranga e o Parque do Ibirapuera, entre outros lugares na Capital.

"Estamos trabalhando com várias opções, em sintonia com a SPturis e a Secopa, mapeando os locais, avaliando prós e contras a respeito de acesso, visibilidade, infraestrutura etc. A demanda obrigatória é indicar um local para a Fifa Fan Fest, mas, considerando o porte da cidade de São Paulo e o objetivo de envolver a população no clima da Copa, devemos promover os eventos de transmissão dos jogos em outras regiões da cidade", explicou Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria técnica e executiva do Comitê Paulista.

Recentemente, foi feita uma apresentação ao Comitê Organizador Local e à Fifa das opções paulistanas para a realização da Fan Fest, que costuma ser instalada em um local icônico da cidade, um símbolo que será transmitido para o mundo todo.

"Por isso, é inevitável sugerir o Vale do Anhangabaú e o Parque do Ibirapuera como opções. Mas é importante ressaltar que ainda estamos em fase de estudo das opções. Até o fim do mês devemos nos reunir com a Secretaria Municipal de Cultura para a atualização de dados quanto à revitalização do Vale do Anhangabaú e com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente para tratar do Parque do Ibirapuera", contou Raquel Verdenacci.

Uma das questões mais importantes é a integração desses espaços com o sistema de transportes de São Paulo. Ivan Carlos Regina, gerente de desenvolvimento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, participou na última semana do Fórum de Mobilidade, organizado pelo Sinaenco e pelo Portal 2014, e disse que, do ponto de vista do deslocamento dos torcedores, o local ideal para a Fan Fest é o Anhangabaú. "Temos como premissa o atendimento para a Copa via transporte coletivo. Mas ainda não está finalizado pela Fifa o local onde os torcedores assistirão aos jogos", disse Ivan Carlos Regina.

Para 2014, a Secretaria Municipal de Cultura tem um projeto de revitalização do Vale do Anhangabaú, que consiste na criação de um bulevar, concessão de quiosques e a instalação de um palco fixo para shows. Além disso, a intenção é fazer um espelho d'água no coração do vale, como foi feito na Praça da Estação, em Belo Horizonte, ou nos moldes da Places des Terreaux, em Lyon (França). O projeto consiste em transformar o local em área de lazer para favorecer a permanência das pessoas.

No fim de setembro, a Fifa fará uma nova visita aos locais sugeridos e a decisão deverá sair até o fim deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;