Política Titulo São Caetano
Pinheiro descarta sair com chapa pura
Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), deu mais um passo para a definição do seu candidato a vice-prefeito. O peemedebista descartou ontem que sairá com chapa pura na disputa pela reeleição, em outubro. O número dois da campanha governista ainda não foi escolhido, mas Pinheiro acha “difícil” optar por nome de dentro do próprio PMDB.

O chefe do Executivo são-caetanense afirmou que só baterá o martelo sobre o companheiro de chapa próximo à data das convenções, marcadas para ocorrerem entre julho e agosto. “Atualmente é difícil (optar por chapa pura). Hoje, seria ideal ampliar (o cargo para os partidos)”, frisou Pinheiro, em entrevista ao Diário.

Embora Pinheiro adote cautela sobre quem será seu parceiro de chapa, diversos vereadores da base aliada disputam internamente a vaga, como o líder do governo, Jorge Salgado (PTB). A decisão de não indicar nome do próprio PMDB tira o vereador Sidão da Padaria (PMDB) e até o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), do páreo majoritário.

Pinheiro tem afirmado que fará pesquisa para escolher quem será seu candidato a vice. Atual número dois do Palácio da Cerâmica, Lúcia Dal’Mas (PRTB) está rachada com o peemedebista desde o primeiro ano de mandato e promete ser candidata a prefeita. O chefe do Executivo já havia antecipado ter preferência por ter um vereador como vice, mas recentemente admitiu que pode escolher até alguém de fora da política. “A pesquisa e a opinião pública vão dizer quem tem o melhor perfil para ser meu vice”, ponderou.

O PTB é o principal partido que pleiteia a vaga de vice de Pinheiro. Integrantes da sigla, no entanto, batem cabeça para decidir se vão apoiar a reeleição de Pinheiro ou se terão candidatura própria. No bastidor, ventila-se que os petebistas também não descartam aliança com o vereador e pré-candidato ao Paço Fabio Palacio (PR).

O presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), é um dos que pleiteavam a vaga de vice na chapa peemedebista, mas perdeu apoio no governo depois que tentou anular a sessão que rejeitou as contas do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). O nome do advogado Filinto de Almeida Teixeira (PTB) passou a ser cogitado internamente. 

Aliado de Auricchio se filia no PEN, de Gilberto Costa

A juíza da 166ª Zona Eleitoral de São Caetano, Ana Lúcia Fusaro, determinou que o PEN inclua no quadro de filiados o advogado Getúlio de Carvalho, aliado antigo do ex-prefeito e pré-candidato ao Paço José Auricchio Júnior (PSDB). A sigla, no entanto, é presidida pelo ex-vereador Gilberto Costa, que promete ser candidato ao Palácio da Cerâmica pela legenda em outubro.

A sentença da Justiça Eleitoral responde a questionamento de Getúlio, que se filiou na sigla no ano passado, mas que não teve o nome incluso na relação de filiados pelo diretório municipal do partido. “Intime-se o partido para, no prazo de dez dias, submeter a relação de filiados com o nome do filiado prejudicado no sistema Filiaweb (registro on-line das filiações partidárias)”, diz a decisão. proferida no dia 19.

A filiação de um aliado de Auricchio na legenda de Gilberto Costa põe em xeque a candidatura do ex-parlamentar e pode colocar o partido no arco de alianças do tucano. O ingresso do advogado teria sido costurado junto ao presidente nacional do partido, Adilson Barroso. 

Questionado sobre o assunto, Gilberto Costa se irritou com as indagações e não quis comentar o caso. “Eu não tenho nada para falar da filiação dele (Getúlio). Pergunte para quem passou essa informação”, esbravejou o ex-parlamentar, que em eleições anteriores desistiu de disputar a Prefeitura. Getúlio não foi localizado para comentar a decisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;