Esportes Titulo Mesmo com derrota
Mesmo com derrota, Tricolor vai à semifinal da Libertadores

São Paulo perde por 2 a 1 para o Atlético-MG, mas
gol fora de casa faz equipe avançar na competição

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
19/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Rubens Chiri/saopaulofc.net


O São Paulo conquistou ontem, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, vaga nas semifinais da Libertadores pela primeira vez desde 2010. Apesar da derrota por 2 a 1 diante do Atlético-MG, o Tricolor avançou por ter vencido a ida, no Morumbi, por 1 a 0. De quebra, o clube paulista encerrou sina de eliminações para adversários brasileiros – até ontem, haviam sido sete seguidas.

Pelo chaveamento, o adversário do São Paulo na semifinal sairá do confronto entre Rosario Central e Atlético Nacional (Colômbia), que decidem vaga hoje. Porém, caso o clube argentino passe e o Boca Juniors também – os xeneizes duelam hoje com o Nacional, do Uruguai –, eles se enfrentam e o rival será Pumas, do México, ou Independiente del Valle, do Equador – a decisão ocorre somente dia 24.

E, ao contrário da primeira partida, marcada pela violência, o jogo ontem foi movimentado desde o início. Com 15 minutos, o placar já havia sido alterado três vezes em ritmo alucinante, principalmente do Galo.

Logo aos seis, Marcos Rocha obrigou Denis a fazer boa defesa e, no rebote, Cazares completou – com falha do arqueiro – para o fundo do gol: 1 a 0.

O estádio veio abaixo e empurrou ainda mais os alvinegros. Tanto que o São Paulo sequer teve tempo de se recuperar, pois, aos 11, Carlos completou cruzamento perfeito de Douglas Santos – 2 a 0 e vaga direta nas semifinais.

Até então, o Tricolor mal havia passado do meio campo. Mas, na vez que conseguiu, foi mortal. Em cobrança de escanteio de Kelvin, aos 14, Vitor hesitou na saída e Maicon se antecipou para devolver a classificação aos paulistas – 2 a 1.

O tento quebrou o ritmo atleticano. Depois do início avassalador, o Galo chegou só com uma bola na trave de Lucas Pratto, aos 22. No mesmo lance, Leonardo Silva reclamou de penalidade não marcada pelo árbitro. Depois, o único lance de perigo ocorreu aos 47, quando Rodrigo Caio carimbou a trave.

Na segunda etapa, o Atlético-MG voltou nervoso e passou a errar muitos passes. Desta forma, o São Paulo pôde controlar o confronto. Apesar da pressão no final, o Tricolor resistiu bem e conquistou a vaga na próxima fase da competição.

Ganso exalta determinação; Victor reclama da arbitragem

Na saída do gramado, o meia são-paulino Ganso festejou a chegada às semifinais e creditou o feito à classificação obtida na última rodada da fase de grupos contra o The Strongest, na Bolívia.

“O grupo se fortaleceu com a classificação (na primeira fase). Hoje (ontem), talvez não tenha sido um futebol de muita qualidade, mas a determinação e a entrega prevaleceram para a classificação”, afirmou o jogador. “Sabíamos que não seria fácil. Hoje (ontem), contra uma equipe de muita qualidade... Os dois jogos foram de Libertadores, e o golzinho fora de casa valeu a pena”, sintetizou.

Já pelo lado do Atlético-MG, o goleiro Victor criticou a arbitragem do uruguaio Andrés Cunha e lamentou a regra do gol fora de casa.

“Teve uma penalidade absurda não marcada a nosso favor. Eles contaram com arbitragem que nos desfavoreceu”, chiou. “Vida que segue, vamos buscar o Brasileiro. A gente lutou os dois jogos, mas, por conta do regulamento, o Atlético não conseguiu a classificação. Fomos melhores, mas eles acharam o gol de bola parada e amarraram o jogo”, completou o arqueiro do Galo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;