Nacional Titulo
Surto de toxoplasmose é registrado no PR
Do Diário OnLine
11/01/2002 | 13:56
Compartilhar notícia


A cidade de Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, já registrou 132 casos de toxoplamose. Entre as vítimas da doença, que é transmitida por animais como pombos e gatos, está uma grávida que perdeu o bebê. Há mais 80 suspeitas que esperam a confirmação dos exames laboratoriais.

Os primeiros sintomas que da pessoa que adquiriu toxoplamose apresenta são semelhantes aos de uma gripe: febre e dores de cabeça. A doença, provocado por um protozoário, ataca o sistema nervoso central e a visão.

Há suspeita de que uma gata tenha contaminado o reservatório de água da cidade, provocando a epidemia. De acordo com especialistas, não há registro na literatura médica de um número tão grande de casos em uma mesma localidade.

A secretaria de Saúde recomenda mulheres grávidas da cidade a não manterem contato com animais, principalmente após o quarto mês de gestação, pois a criança pode apresentar seqüelas, como peder a visão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;