Política Titulo São Bernardo
PSDB chancela Morando e enterra chance de prévias
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABCQ
13/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O PSDB de São Bernardo oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Orlando Morando à Prefeitura na eleição de outubro, enterrando chances de prévia, como cogitou o ex-prefeito William Dib (PSDB), desafeto do parlamentar tucano.

Há um ano, por meio de intervenção, Morando assumia a comissão provisória do PSDB com objetivo de pavimentar seu projeto eleitoral em São Bernardo. À época, o partido era dirigido por Paulo Neves, filiado ligado ao ex-vereador Admir Ferro. O ex-parlamentar, crítico do deputado estadual, estava de malas prontas para o PTB para apoiar a candidatura a prefeito do deputado federal Alex Manente (PPS), rival de Morando.

Apesar de Morando estar com o comando da legenda e ter alocado um aliado direto para comandá-la posteriormente – Fernando Leça –, o grupo do deputado ainda temia que alguma reviravolta interna pudesse acontecer. Dib, por exemplo, continua filiado no PSDB e não definiu seu futuro político. Com duas décadas de tucanato, Admir Ferro também conta com base de militantes na agremiação.

“Agora não há nenhuma possibilidade (de prévia). Tomamos todos os cuidados jurídicos para cumprir prazos. Temos tranquilidade, todos envolvidos. Eu, os filiados, os partidos aliados. Vamos oferecer para São Bernardo um projeto eleitoral de retomada do crescimento econômico e geração de renda”, analisou Morando, que garantiu que Dib “não terá espaço na campanha”. “Ele está totalmente descartado.”

O aval à candidatura foi dado pelo diretório e pela executiva da legenda, por unanimidade dos filiados presentes à reunião de quarta-feira.

Procurado pela equipe do Diário, Dib não quis se pronunciar sobre a decisão do PSDB em São Bernardo. No início do ano, não tinha descartado concorrer à Prefeitura. Ele chegou até a cogitar trocar de legenda para efetivar seu projeto, mas não saiu do PSDB dentro do prazo eleitoral.

PASSOS
Segundo Morando, com autorização da pré-candidatura pelo PSDB, agora o momento é de costuras do plano de governo, da coordenação de campanha e da discussão de vice. De acordo com o tucano, nenhum dos postos está preenchido.

“Temos no nosso arco de alianças gente capacitada. Vamos dialogar ainda, temos tempo até a convenção”, comentou Morando. A coalizão do tucano conta com PHS, PRTB, PSC, PMB e PRP e, conforme o deputado, outras legendas podem engrossar a lista. “A discussão ainda segue”.

Para vaga de vice, o ex-prefeito Mauricio Soares (PHS) é um dos mais cotados. Ele deixou o governo de Luiz Marinho (PT), em que era presidente da Fundação Criança, para endossar a campanha do tucano. Entretanto, para efetivar aliança com figuras que ainda não estão em sua órbita eleitoral, Morando tem deixado em aberto a escolha do vice. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;