Setecidades Titulo Santo André
Rua da Vila Palmares fica sem coleta de recicláveis
Por Nelson Donato
Especial para o Diário
10/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os moradores da Rua Maripá, na Vila Palmares, em Santo André, estão há pelo menos três semanas impossibilitados de dar destino correto aos resíduos separados para a reciclagem. Isso porque o caminhão que deveria realizar as coletas toda segunda-feira não sobe a via. O motivo seriam os carros estacionados no local.

Tal situação gera revolta dos habitantes, que mesmo sem a coleta seletiva ainda separam o lixo. A calçada da dona de casa Célia Montanhine de Oliveira, 55 anos, está abarrotada com sacolas cheias de papelão, latas de alumínio e garrafas PET. “Está difícil até para entrar em casa. Tentamos cumprir nosso papel de fazer uma Santo André melhor, mas nessas condições fica complicado. Como querem pedir ajuda da população se nem o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) faz o trabalho dele direito?”

De acordo com Célia, as principais alegações dos coletores para a não realização do serviço são a largura da via e os carros estacionados. “Se tem algum carro parado eles não sobem a rua. Engraçado que quando é para darmos a caixinha de fim de ano, sobem, tocam as buzinas. Não dá para entender.”

O técnico em gestão ambiental Edson Florêncio, 53, conta que tem levado os resíduos para pontos de coleta seletiva. “Tenho carro e posso levar o lixo em mercados ou estações de reciclagem. Mas e aqueles que não têm? Sinceramente dá vontade de parar de separar os materiais recicláveis. Só não faço isso porque quero o bem do nosso planeta.”

Questionado sobre o tema, o Semasa informou que conhece o problema e prepara para a próxima semana ação para orientar os moradores a não estacionarem na rua nos dias de coleta. Ainda conforme a autarquia, trata-se de via bastante íngreme e onde há muitos carros estacionados, principalmente durante o dia. Há também caçamba parada no local por causa da reforma de um imóvel e é arriscado o caminhão passar e riscar os carros. Na próxima semana, além da orientação, os coletores deverão levar os resíduos até um ponto onde o caminhão possa chegar. Os moradores da rua também podem levar detritos secos na Estação de Coleta Carnaúba, mais próxima da Rua Maripá. O endereço é Rua Carnaúba, 222, Vila Guiomar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;