Internacional Titulo
Gripe aviária chega à Áustria; UE estudará matar as aves domésticas
Da AFP
14/02/2006 | 17:53
Compartilhar notícia


A Áustria tornou-se nesta terça-feira o quarto país da UE (União Européia) afetado pela gripe aviária, cujo avanço preocupa cada vez mais os veterinários do bloco, dispostos a estudar nesta terça-feira e depois, em Bruxelas (Bélgica), a possibilidade de sacrificar aves domésticas. Depois de Grécia, Itália e Eslovênia, o vírus da gripe aviária foi detectado em dois cisnes que apareceram mortos perto de Graz, no sul da Áustria, informou hoje a Ages (Agência Federal de Segurança Alimentar).

Enquanto autoridades austríacas afirmaram que o vírus detectado é o letal H5N1, a UE mostrou mais prudência e referiu-se à variante mais geral H5, à espera da confirmação do laboratório de referência britânico de Weybridge.

"Quer se trate de uma forte suspeita ou de um caso confirmado, o resultado será o mesmo", indicou Philip Tod, porta-voz do comissário europeu da Saúde, Markos Kyprianou. "Isso significa a adoção de medidas de proteção" na Áustria similares às adotadas na Grécia e Itália, onde foram descobertos casos de gripe aviária na sexta-feira e no sábado passados.

Essas medidas consistem na criação de uma área de proteção em um raio de três quilômetros do local onde o animal doente foi descoberto, e uma área de vigilância reforçada dos galinheiros em um raio de 10 quilômetros. Mas o avanço da gripe aviária pelo sudeste do bloco, que no momento afeta apenas aves selvagens, obriga a UE a estudar medidas a tomar caso a doença atinja aves domésticas para consumo humano.

A FAO (Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) chamou a atenção hoje para o risco que a Europa corre com o retorno das aves migratórias que haviam levado o vírus para a Ásia no ano passado. Nesse sentido, em uma reunião amanhã e depois em Bruxelas, especialistas dos 25 Estados-membros poderão decidir pela eliminação de todas as aves domésticas e ovos das granjas em que forem detectados casos de gripe aviária", indicou Philip Tod. A medida se somaria à criação de áreas de proteção e vigilância reforçada em torno dos locais onde forem detectados casos da doença.

A epidemia mundial de gripe aviária, que causou desde 2003 a morte de 90 pessoas na Ásia e Turquia, fez uma nova vítima hoje na Indonésia, um vendedor de aves de 23 anos.

A região austríaca de Graz, onde foi detectada hoje a presença da doença, fica na fronteira com a Eslovênia. Na Croácia, foram encontrados cisnes mortos em áreas urbanas, alguns em Zagreb, enquanto na Romênia o vírus H5N1, transmissível para o homem, foi identificado em aves mortas em Topraisar, no sudeste do país. Enquanto o pânico se espalha pela Europa, na África o vírus H5N1 pode ter chegado ao Níger. Na Ásia Menor, o vírus H5 foi detectado em 135 cisnes selvagens mortos no noroeste do Irã, anunciaram hoje autoridades daquele país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;